Prestes a iniciar o segundo ano de implementação do Novo Ensino Médio, o governo do Estado atualizou a matriz curricular da etapa nas escolas estaduais. A mudança atende a sugestões da comunidade escolar, que, no ano passado, questionava o fato de a parte obrigatória a todos os alunos do currículo prever apenas um período de Educação Física e dois de Literatura ao longo dos três anos.
A partir deste ano letivo, Educação Física passará a ter três períodos, sendo um em cada ano, e Literatura será oferecida em dois períodos do 1º ano do Ensino Médio e em um período do 2º ano. Para compensar essa ampliação, a carga horária de Língua Portuguesa perderá dois períodos, ficando com nove ao longo da etapa, enquanto Matemática perderá um, ficando com 10, no total.
Já as disciplinas de Biologia, Física e Química manterão os quatro períodos cada uma já previstos na matriz curricular divulgada no final de 2021. No entanto, a carga horária passará por uma reorganização. Se antes os três componentes curriculares tinham dois períodos do primeiro e no segundo ano cada, e nenhum no terceiro, agora passarão a ter dois períodos no primeiro, um no segundo e um no terceiro.
As novas disciplinas do Novo Ensino Médio — Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Cultura e Tecnologias Digitais e Iniciação Científica — não tiveram alteração na matriz curricular, assim como a distribuição da carga horária prevista para a parte flexível do currículo, de 22 períodos, entre o segundo e o terceiro ano.
Reforma no Ensino Médio
A “arquitetura” do currículo do Novo Ensino Médio é dividida em duas partes: a Formação Geral Básica (FGB), que são as disciplinas obrigatórias comuns a todos os alunos, e os Itinerários Formativos (IFs), que são os períodos nos quais o estudante escolhe entre duas ou mais opções de áreas de conhecimento para se aprofundar.
Na rede estadual do Rio Grande do Sul, os alunos que ingressarão no 2º ano do Ensino Médio em 2023 já escolheram, na hora da matrícula, entre uma das trilhas de aprendizagem possíveis em sua escola de preferência. Essas trilhas envolverão disciplinas oferecidas no 2º e no 3º ano.
No novo currículo, os alunos do 1º ano têm 800 horas, de mil, compostas por disciplinas da FGB, e em 200 são ministradas três novas disciplinas: Projeto de Vida, Mundo do Trabalho e Cultura Digital. Já as turmas de 2º ano têm 600 horas de FGB, aumentando, assim, para 400 horas de IF, sendo 67 horas delas obrigatoriamente de Projeto de Vida e o restante de Aprofundamento Curricular – aquelas disciplinas que cada estudante escolherá.
No 3º ano, a ser implementado em 2024, a situação se inverte: será mais tempo de IF (600 horas), sendo 67 horas de Projeto de Vida, e menos de FGB (400 horas). O entendimento é de que quanto mais o aluno se aproxima da formatura, mais consciente ele está de qual área de atuação quer seguir.