Para os alunos, a atividade vale nota. Para o público, o ganho são as risadas que aparecem a cada novo vídeo autoral ou apresentação no palco. A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realiza neste sábado (8), a 20ª edição do Dia do Lazer. A atividade teve início às 14h no campus ESEFID da UFRGS.
Cerca de 70 alunos, pais e professores se reuniram na sala rítmica da instituição para uma tarde de "diversão, humor inteligente e trabalho em grupo", como descreve o professor Clezio Gonçalves, doutor em Neurociência da Educação, que é o responsável por lecionar a disciplina de Jogos e Práticas Expressivas, na qual se insere o Dia do Lazer.
A tarde é uma competição saudável entre alunos do primeiro semestre do curso de Educação Física, que apresentam produções engraçadas em vídeo, esquetes ao vivo e coreografias.
— Com isso nossos alunos ganham experiência de trabalhar em equipe, já que nós temos notado uma defasagem no ensino na medida em que notamos uma dificuldade cada vez maior das pessoas desenvolverem algo em equipe, chegarem a consenso. E convidamos o público porque é um evento mais do que tradicional da Universidade e uma oportunidade de conferirem manifestações de humor saudável e inteligente no exercício de competências socioemocionais e relacionais que contribuem para esses nossos futuros profissionais — afirma Clezio.
As turmas foram divididas em oito equipes de cerca de sete estudantes, avaliadas por uma comissão julgadora. Uma das equipes mais aplaudidas foi a "iluminados" com sua coreografia de Circle of Life, do filme da Disney Rei Leão. Um dos integrantes da equipe, que preferiu não se identificar, disse que a experiência no palco faz sentir timidez e vergonha, mas que é interessante se confrontar com situações desafiadoras e inusitadas como esta. A monitora da disciplina, Tatiana Martinhago, concorda:
— A gente quer mostrar que a Educação Física não é só aquele negócio em quadra, com bola. O pessoal está aprendendo brincando, dançando e se divertindo para se tornarem profissionais melhores no futuro, descobrindo suas diferentes facetas — afirma a monitora.