Anunciado na última quinta-feira (8), o leilão do Instituto Educacional (IE) Metodista de Passo Fundo, existente há 102 anos, não deve impactar no funcionamento da escola, que atende estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A manutenção das atividades acadêmicas no estabelecimento localizado no Norte do RS, por ao menos cinco anos, está prevista na negociação feita pelo grupo Educação Metodista, dono de instituições como o IPA e o Colégio Americano, em Porto Alegre.
O leilão do imóvel faz parte do processo de recuperação judicial pelo qual o grupo passa desde o ano passado. Em nota enviada a GZH, a Educação Metodista informou que pais e funcionários do estabelecimento estão cientes da intenção de venda desde 2020 e que a operação da instituição seguirá de responsabilidade do grupo, sendo negociado apenas o espaço onde a escola funciona.
O colégio fica no Centro de Passo Fundo e ocupa um quarteirão inteiro, com área de 12,3 mil metros quadrados. Em torno de mil metros quadrados são tombados pela prefeitura da cidade. Hoje, o IE atende 164 alunos e conta com 35 funcionários. O lance mínimo para a aquisição do espaço é de R$ 30 milhões.
A data do leilão será 26 de setembro, às 14h, online e presencial, em Porto Alegre. Haverá, pelo menos, uma interessada – a ECB Group, holding com investimentos e participações estratégicas em negócios sustentáveis, controlando, por exemplo, a BSBios, que atua na área do biodiesel. O grupo tem sua sede em Passo Fundo.
Em nota endereçada à comunidade do município, a ECB Group prometeu, se confirmada a aquisição, manter a escola aberta e funcionando, “com a revitalização do plano político pedagógico, manutenção dos valores institucionais e agregação de atividades que venham a beneficiar um ensino de qualidade, focado em conceitos de formação integral do cidadão e com múltiplas linguagens”. A holding prometeu “respeito ao patrimônio histórico centenário” do colégio e “empenho em preservar o legado” do IE.
Recuperação judicial
A Educação Metodista entrou com pedido de recuperação judicial em abril de 2021. O plano de recuperação, apresentado três meses depois, previa a venda de 16 imóveis em todo o Brasil, quatro deles no RS. Além da propriedade em Passo Fundo, há previsão de venda de áreas ociosas do IPA e de terrenos em Santa Maria.
Atualmente, o grupo possui seis operações no Estado, localizadas em Santa Maria, Porto Alegre, Passo Fundo e Uruguaiana. A Educação Metodista tem 141 anos de existência.