A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) completa 50 anos nesta terça-feira (16) com previsão de investimentos no ensino a distância (EaD) e em busca da retomada de posição de destaque na educação brasileira. Fundada em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, em 1972, a instituição tem hoje 40 mil alunos, entre a Educação Básica e o Ensino Superior. Em 2019, com dívidas acima de R$ 8 bilhões, a Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), mantenedora da universidade, iniciou um processo de recuperação judicial e foi vendida neste ano para a Rede Evolua de Educação, de São Paulo.
Hoje, a universidade tem 10 unidades de Educação Básica e 13 de Ensino Superior, distribuídas no Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia, Amazonas e Pará. Ao todo, a Ulbra oferece 232 cursos de graduação e pós-graduação. Neste segundo semestre, uma das novidades é o lançamento dos cursos de Odontologia, Enfermagem e Medicina Veterinária no período noturno.
De acordo com o reitor da Ulbra, Thomas Heimann, 311 mil profissionais foram formados pela instituição no Ensino Superior nessas cinco décadas, o que, na sua avaliação, mostra a importância do trabalho da universidade para o ensino brasileiro.
— A Ulbra nasce de uma escola luterana que acredita no elemento transformador da educação, com uma formação humanizada e integral que visa a transformação da realidade social onde está inserida. Temos de olhar para o nosso passado e reconhecer que toda a trajetória tem altos e baixos, como qualquer instituição, mas ninguém chega aos 50 anos se não tem produtos ou serviços de excelência para oferecer — diz.
Programação até o fim do ano
As comemorações do cinquentenário seguirão até o fim deste ano com atividades culturais, religiosas, esportivas e sociais. Para os alunos, a Ulbra oferecerá 50 bolsas de estudos de 50% para os candidatos que produzirem os melhores vídeos falando da ligação com a universidade. Além disso, nas atividades voltadas à comunidade, a meta é arrecadar 50 toneladas de alimentos, que serão destinados a famílias carentes.
Ensino a distância
Para os próximos anos, a Ulbra quer investir no ensino a distância, que conta hoje com 34 cursos e tem cerca de 4,5 mil estudantes matriculados. O EaD no país está em expansão: nos últimos 10 anos, a oferta de cursos dessa modalidade cresceu 486%. Na Ulbra, são 122 polos EaD em 20 Estados, distribuídos por todas as regiões brasileiras.
Conforme a instituição, para melhorar a estrutura, o ensino a distância terá novos parceiros, com tecnologia que permitirá aos professores a gravação de vídeos em alta definição, que serão feitos em um estúdio montado na Ulbratech, em Canoas. Os cursos presenciais também ganharão com esse investimento: isso porque eles têm 40% da carga horária dos em formato online.
O reitor da Ulbra diz que a instituição continuará com a valorização do trabalho presencial, mas entende que é preciso oferecer produtos que se adaptem ao mercado e aos perfis dos estudantes.
— Uma instituição que não olhar para isso está fora do seu tempo. A Ulbra vê no EaD um elemento para interiorização da educação. Hoje está sendo colocado um investimento para que possamos oferecer um ensino a distância de qualidade. Todo o material é produzido pelos professores, o que valoriza nossos cursos — explica.