Serão quatro horas de palestras, mas a promessa do Crie o Impossível é de que não serão maçantes. As falas de personalidades começam às 8h e vão até meio-dia desta sexta-feira (3), no que a organização do evento define como "a maior aula aberta" para estudantes de escolas públicas do Brasil.
Ao todos, 11 palestrantes subirão em um palco montado no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, com a missão de inspirar os jovens. Eles contarão suas experiências como alunos do ensino público brasileiro e como driblaram adversidades para ter sucesso na carreira. Veja quem são eles:
- Bianca Andrade: também conhecida como Boca Rosa, Bianca nasceu na comunidade da Maré, estudou em escola pública, foi maquiadora, se tornou empreendedora e aos 26 anos faturou mais de R$ 120 milhões com seus negócios.
- Jaqueline Goes de Jesus: cientista, Jaqueline ficou mundialmente conhecida por liderar o sequenciamento do DNA do coronavírus no Brasil em 48 horas e foi homenageada com uma boneca da Barbie.
- Edmar Ferreira: ele estudou em escola pública, aprendeu a programar sozinho, co-fundou a maior empresa de marketing da América Latina e criou um projeto de R$150 milhões para financiar pesquisas em longevidade.
- Tinga: jogador profissional com passagens em clubes como Cruzeiro, no Grêmio e no Inter, Tinga é hoje um empreendedor.
- João Pedrosa: ele é professor, lecionou grande parte da sua vida em escola pública e é mestre em educação. Em 2021, integrou o elenco do BBB.
- Isaías: humorista e influencer, Isaías é considerado um dos nomes da geração que reinventou o humor na internet. No TikTok, alcançou mais de 11 milhões de seguidores.
- Gustavo Tubarão: nasceu no interior de Minas Gerais, estudou em escola pública e começou a criar conteúdos valorizando a vida caipira e lutando diariamente pela sua saúde mental, tornando-se, aos 21 anos, um dos maiores influenciadores do Brasil.
- MC Soffia: rapper desde os seis anos de idade, MC Soffia canta sobre empoderamento feminino e racismo, já deu palestras na ONU e tem parcerias com a Unicef.
- Ramana Borba: ela criou um canal sobre dança porque não existiam muitos canais com protagonistas negros no Brasil e ela não conseguia se identificar. Seu canal virou o maior da América Latina e ela já coreografou danças até para a cantora Dualipa.
- Professor Noslen: professor de língua portuguesa, Noslen é o maior youtuber de educação do Brasil.
- Murilo Duarte: fundador do Favelado Investidor.
Também haverá a participação de estudantes que ganharam bolsas na última edição do evento, em 2020. A expectativa é de atingir em torno de 100 mil alunos de todos os cantos do país, já que as palestras serão retransmitidas. Não há mais inscrições para participar do evento diretamente do Beira-Rio.
Os programas Atualidade e Timeline, da Rádio Gaúcha, serão transmitidos ao vivo do local.
O palco foi posicionado atrás da goleira do estádio, próximo ao acesso do túnel do portão 3. A entrada dos participantes ocorrerá pelo portão 3 e pela rampa 1. Alunos e professores ficarão sentados nas cadeiras inferiores e superiores.
Já para assistir à transmissão do evento, cada escola está preparando sua própria estrutura: algumas em ginásio, outras em bibliotecas ou mesmo dentro das salas de aula. Será possível acompanhar por este link do Youtube.
Depois do Crie o Impossível, os alunos serão convidados a participar da jornada Empower, em que poderão apresentar projetos sociais e terão acompanhamento para executá-los. As melhores propostas vão ganhar bolsas de estudo.
A quarta edição do Crie o Impossível, na capital gaúcha, é organizada em parceria com o Sebrae-RS - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul e com a Secretaria Estadual da Educação. Também tem apoio de Instituto MRV, Instituto Localiza, Alicerce Educação, Bees, Latam, Estádio Beira-Rio e Grupo RBS.