Serão aplicadas neste domingo (10) as provas do processo seletivo que irá contratar funcionários temporários para o Instituro Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o Brasil. Mais de 620 mil pessoas farão a prova. Os aprovados irão trabalhar no Censo demográfico 2022.
No Rio Grande do Sul, haverá prova em todas as 497 cidades. O IBGE oferece no Estado 11.232 vagas para recenseador, 1074 para agente censitário supervisor e 366 para agente censitário municipal. Essas vagas serão disputadas por 21.050 candidatos no Estado. Desse total, 11.785 tentam o cargo de recenseador.
Participantes que vão realizar a prova em Tramandaí, no Litoral Norte, precisam redobrar a atenção em relação ao local de prova, que mudou. Agora, a prova será realizada Escola Suely Vacari Osório, na Avenida Flores da Cunha, nº 545, bairro Barra.
Os candidatos às vagas de recenseador farão o exame entre 9h e meio-dia. Será aplicada uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões, divididas em 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.
Já os candidatos a agente censitário municipal e agente censitário supervisor farão a prova no período da tarde, entre 14h e 18h. Nesse caso, o exame terá 60 questões, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.
O cartão de confirmação da inscrição com o local de prova já está disponível para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora da seleção. No dia da prova, o candidato deve levar o comprovante de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente.
Também deverá seguir os protocolos sanitários contra a covid-19 estabelecidos por cada município e informados no cartão de confirmação da inscrição. Quem descumprir as orientações previstas no edital será eliminado do processo seletivo.
O gabarito será divulgado na segunda-feira (11) no site da FGV. O resultado final está previsto para 20 de maio. A coleta de dados do Censo 2022 começa em 1º de agosto e vai até outubro.
A vaga de recenseador paga por produção. Já para os demais cargos, os salários são de R$ 1,7 mil, agente censitário supervisor, e R$ 2,1 mil, agente censitário municipal.