A educação midiática, que busca capacitar as pessoas para analisar, de forma crítica, os conteúdos que lemos, assistimos e ouvimos todos os dias nas mais variadas mídias, será protagonista de um projeto que a Unisinos lançará no próximo ano, com apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil. O primeiro Desafio Nuvem de Educação Midiática irá reconhecer e incentivar ações na educação básica do Rio Grande do Sul que tenham foco nessa temática.
A inciativa contemplará 10 projetos como vencedores, os quais serão publicados em um e-book ao final da ação. Para todos os professores que se inscreverem, também estão previstas atividades gratuitas, como palestras e cursos, com especialistas do Brasil e dos Estados Unidos, sobre educação midiática e desinformação nas escolas.
— É preciso ter o cuidado de que adolescentes e crianças tenham preparo para lidar com esse meio também. O professor enfrenta essa questão em sala de aula, pois o aluno está exposto a todo tipo de fonte e de mídia não verificada e isso impacta no ensino. Por outro lado, nós, jornalistas, temos esse domínio da produção de informação que é o nosso trabalho. Então, a união dessas duas áreas é muito importante para nossa formação cidadã — comenta a professora da Unisinos Taís Seibt, coordenadora do Desafio Nuvem.
O desafio é promovido pelo Núcleo Universitário de Educação para as Mídias (Nuvem), um coletivo multidisciplinar de docentes da Unisinos. A ação foi contemplada no edital anual da Seção Imprensa, Educação e Cultura do Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre.
De acordo com os organizadores, a proposta do Desafio Nuvem está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que passou a vigorar em 2020, que traz competências como utilizar tecnologias de comunicação para disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas ou também como argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis para formular e defender pontos de vista .
Os projetos finalistas, que serão eleitos por uma comissão julgadora multidisciplinar, serão apresentados por seus criadores no webinar de lançamento do e-book ao final do desafio. O edital será lançado em março de 2022, junto do início do ano letivo.