Inaugurado em junho deste ano, o Hospital Veterinário Feevale (Hovet) abriu suas portas nesta quinta-feira (16), em uma cerimônia realizada em Campo Bom. Agora, o espaço dará início às atividades de ensino, com aulas práticas do curso de Medicina Veterinária, e de extensão, com o atendimento de animais de canis municipais, por meio de parcerias com prefeituras da região. Os atendimentos clínicos e laboratoriais a animais da comunidade iniciam a partir de fevereiro.
O hospital tem capacidade de 96 animais internados, 40 atendimentos clínicos por dia e ao menos 10 cirurgias realizadas ao mesmo tempo. Localizado em Campo Bom, na Rua Alameda da Inovação, o Hovet atenderá os municípios de toda a região. Além das aulas do curso de Medicina Veterinária e de atividades de extensão, serão desenvolvidas no local pesquisas, fármacos, vacinas e alimentos para animais.
De acordo com a Feevale, o serviço será gratuito mediante convênios com prefeituras da região. Hoje, a universidade tem convênio com as prefeituras de Campo Bom, Novo Hamburgo e São Leopoldo para atendimento aos animais atendidos pelos canis municipais. Futuramente, convênios poderão ser firmados com outras prefeituras que tiverem interesse. Os valores de atendimento público, contato para busca de serviços entre outras informações serão divulgados no início de 2022, com o retorno das aulas.
— À medida que avançarmos no treinamento e capacitação das equipes, bem como na implementação dos equipamentos, os serviços serão disponibilizados e divulgados a toda a comunidade — afirmou o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Matheus Nunes Weber
O Hospital foi erguido em um lote de 7,5 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura de Campo Bom. O investimento foi de R$ 22 milhões, com recursos próprios. A obra é composta por duas edificações, com área total construída de 4,1 mil metros quadrados. O Bloco 1 tem dois pavimentos, destinados ao atendimento de animais de pequeno porte. Ainda conta com salas de aula e laboratórios específicos do curso. Já o Bloco 2, que também tem dois pavimentos, será voltado ao atendimento de animais de grande porte. Além disso, há espaços ao ar livre, área de convivência, cafeteria e dormitório.
Há ambientes para atividades práticas do curso e atendimentos hospitalares, como consultórios, laboratórios, ala de internação, recepção, triagem, bloco cirúrgico, ala de oncologia e fisioterapia, entre outros. No local serão realizados exames laboratoriais e haverá atendimento a animais de pequeno, médio e grande porte.