Uma das partes mais importantes, e até temidas, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a redação, prevista para o primeiro dia das provas, em 21 de novembro. Educadores apostam em diferentes eixos temáticos como proposta para a redação, mas um deles destacando-se mais que os outros: meio ambiente.
Segundo o professor de redação Henrique Araújo, criador da plataforma Corrige Aí, meio ambiente é um eixo temático que há alguns anos não aparece na prova de redação. E como tem sido uma temática presente no dia a dia, poderá surgir no Enem 2021. É a mesma sugestão de Camila Felipe, professora de redação do Colégio Unificado. Desastres ambientais estão no topo dos seis temas, ressaltados por ela, que podem aparecer na prova.
Os outros cinco temas propostos pela professora são empreendedorismo na educação ou educação financeira, o novo Ensino Médio, aumento da população em situação de rua, combate à fome e questões indígenas, como a inclusão dos indígenas no Brasil, a preservação da cultura e a demarcação de terras.
Araújo destaca ser muito difícil acertar o tema, por isso, os professores trabalham com eixos temáticos. Ele também lembra que o Enem costuma usar temas relacionados à educação e tecnologia.
– Poderia apontar algo como "a universalização da internet para fins educacionais no Brasil", que virou lei neste ano e porque também vimos nesta pandemia o abismo social existente no acesso à internet. Outro tema poderia ser o "distanciamento familiar causado pela tecnologia", pois vivemos o tempo todo nas telas e as pessoas já não se comunicam – sugere Araújo.
O professor também ressalta o eixo trabalho, devido ao alto desemprego no país - a falta de trabalho ainda atinge 13,7 milhões de brasileiros, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, há também questões como incentivos ao empreendedorismo e a flexibilização das leis trabalhistas.
Para os dois professores, o ponto fundamental da prova de redação é a argumentação. O candidato precisa defender o seu ponto de vista, com criticidade.
Veja dicas dos professores
Antes da prova
- Revise a estrutura de texto, o que deve ser incluído na introdução, no desenvolvimento e na conclusão de uma redação para chegar no dia da prova com uma ideia de esqueleto de texto, independentemente do tema que virá.
- Confira as redações escritas ao longo do ano e observe erros gramaticais que seguem ainda no texto. É o estudar redação pela própria redação.
No dia da prova
- Leve uma caneta de ponta fina, pois ela ajuda a deixar a letra legível.
- Antes de começar a escrever, leia a proposta com atenção.
- Depois que tiver entendido o tema, desenvolva o esquema antes de escrever.
- Para garantir a abordagem completa do tema, use as palavras da proposta. Quando o candidato as utiliza, consegue garantir melhor a abordagem do tema.
- Selecione um repertório sócio cultural vinculado ao tema que não esteja nos textos de apoio. Pode incluir um filme, um livro ou uma novela. O importante é ter um exemplo que esteja vinculado ao tema e que não faça parte do texto de apoio.
- Finalize o texto com uma proposta de intervenção, que é a solução do problema. Para o Enem, esta proposta de intervenção para ser completa precisa ter cinco elementos: o agente, a ação, o modo meio, os efeitos e o detalhamento de qualquer um destes elementos elementos.