Após reunião realizada na tarde desta quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre decidiu manter a disciplina de Filosofia na grade curricular da rede de ensino municipal. A proposta de retirar a matéria e incluir o Ensino Religioso como conteúdo obrigatório no Ensino Fundamental gerou uma série de protestos de professores e alunos.
De acordo com a secretária de Educação, Janaina Audino, a pasta esteve acompanhando os movimentos que pediam a permanência da disciplina. Foram meses de reivindicação até a reunião online realizada nesta quinta entre a secretária, a deputada estadual Sofia Cavedon e a comissão de diretores de escolas.
O grupo chegou então ao consenso de manter o ensino da Filosofia nas instituições. No entanto, o currículo da disciplina precisará contemplar os objetivos, habilidades e competências do Ensino Religioso.
— A Filosofia tem muita competência para abarcar esses conhecimentos. Foi uma grande conquista poder aproximar esses dois componentes — comemora Janaina.
Para a secretária, as escolas não poderiam deixar de trabalhar o Ensino Religioso, que, segundo ela, é amplo e aborda temas culturais. Janaina entende ainda que as habilidades trabalhadas na disciplina contribuem para o diálogo, respeito e pluralismo de ideias, assim como a Filosofia.
A Secretaria Municipal de Educação informou em julho que iria alterar a grade curricular, o que mobilizou os supervisores das escolas a organizarem grupos de trabalho para apresentarem suas opiniões e sugestões. No entanto, a proposta com a exclusão de Filosofia foi apresentada em 14 de outubro pela secretaria e, segundo professores, o projeto desconsiderou observações levantadas pelos docentes nos últimos meses, em uma decisão definida como "autoritária".
Após o encontro desta quinta, a secretaria comemorou os momentos de diálogo com diretores e professores:
— Ao mesmo tempo em que trazemos novidades, também temos escutado os diretores, porque são eles que operam (as mudanças) na prática.
De acordo com a secretária, a Filosofia contemplará os objetivos do Ensino Religioso a partir do início do ano letivo de 2022.