Em meio a mudanças na educação, impulsionadas ainda mais com a pandemia, a Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, deu mais um passo em direção ao alinhamento entre o que é demandado pelos alunos do século XXI e a formação de professores. Na manhã desta sexta-feira (20), a instituição lançou o programa Mentored Teacher Education, que tem como objetivo qualificar os educadores com novas metodologias com foco na inovação e colaboração.
O projeto é uma relação de mais de 15 anos entre a Feevale e a Universidade de Tampere, da Finlândia, que é a detentora da metodologia e ministrante do curso.
A primeira turma do programa é composta por 79 professores. Sendo 29 da Universidade Feevale e 50, da Escola de Aplicação Feevale, que serão - ao término do curso - os replicadores da metodologia finlandesa no Rio Grande do Sul e no Brasil. O curso terá duração de dois anos, sendo composto por cinco módulos: Fundamentos da formação de professores com mentoring; Mentoria na formação de professores; Desenvolvimento institucional na formação de professores; Pilotando a mentoria; e Seminários.
Päivi Pahta, diretora da Faculdade de Educação e Cultura da Universidade Tampere, relembra que uma parte importante do modelo finlandês de educação é a mentoria.
—A parceria entre professores acadêmicos e treinamento de educadores se completam. As práticas de aprendizagem no próprio ambiente de ensino dão a oportunidade para que o profissional cresça dentro da escola ou faculdade ao terem acesso à mentoria de um professor da mesma área em que se atua — afirma.
Cleber Prodanov, reitor da universidade gaúcha, aponta que a Finlândia está no topo dos rankings internacionais de qualidade na educação em todos os níveis e ressalta que o país, com um pouco mais de 5,5 milhões habitantes, conseguiu revolucionar o mundo da tecnologia por meio da educação:
— Os alunos e suas demandas se transformaram, os educadores precisam estar atentos a isso e se tornarem mentores no processo de aprendizagem, dando protagonismo ao estudante. Por isso, criamos esse modelo operacional conjunto entre os docentes da educação básica, professores universitários e licenciandos, formando professores com competências essenciais para o século XXI.
O foco da formação de professores será no protagonismo do aluno, na integração entre universidade e colégio e em atividades que mesclem de maneira mais ativa teoria e prática.
Além da presença de Prodanov e de Päivi, a abertura contou com a participação da presidente da universidade de Tampere, Mari Walls; da vice-presidente da Universidade de Tampere Marja Sutela; do embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Johannes Leinonen, e do embaixador do Brasil na Finlândia, João Luiz de Barros Pereira Pinto.