O feirão de emprego que ocorreu neste sábado (21) em Porto Alegre terminou com 275 pessoas encaminhadas para entrevistas de trabalho. Entre estas, 18 pessoas já conversaram com representantes das empresas e agora aguardam uma resposta.
De acordo com o Sine da Capital, a maior parte das vagas ofertadas era para as áreas de limpeza, manutenção predial, portaria e construção civil. O feirão ocorreu na escola Tecnobaby, no bairro Humaitá, no Quarto Distrito.
— Mesmo com a chuva, a população se engajou e foi atrás. A avaliação é positiva — diz o diretor do Sine Municipal, Adriano Weinmann.
Conforme o diretor, o principal entrave na hora da contratação é a escolaridade. Das 447 pessoas atendidas, 172 candidatos não passaram para a fase de entrevista por falta de documentação ou de qualificação profissional.
— Muitas empresas não abrem mão de Ensino Médio completo. Isso acaba restringindo bastante a busca por emprego, porque a maioria não tem (Ensino Médio).
Para tentar superar essa dificuldade, o Sine vai iniciar em setembro um projeto-piloto com 15 alunos. Serão ministradas aulas profissionalizantes e aulas preparatórias para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) nas quintas e sextas-feiras. O Encceja é uma forma de obter o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio.
As aulas serão presenciais e começam em setembro. A previsão para o término é dezembro. As inscrições podem ser feitas no Sine.
Próximo feirão
A previsão do Sine Municipal é realizar mais uma edição do programa Feirão de Empregos em setembro, no bairro Partenon. A data ainda não está definida. A ação deverá ocorrer na sede da Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf).