Abertas no último dia 30, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seguem até a quarta-feira (14) desta semana. A taxa de participação é de R$ 85 e o pagamento deve ser feito por aqueles que não estão isentos, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). Os candidatos podem se inscrever diretamente na Página do Participante.
Nesta reta final não é mais possível pedir isenção, pois o período aberto para solicitação se encerrou em maio. Desde 25 de junho está disponível no site do Inep a lista dos candidatos que receberam a isenção.
As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de avaliação: quatro cadernos de questões e a redação.
Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.
No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.