Estudantes que buscam vagas no Ensino Superior realizaram neste domingo (24) a segunda parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A prova aplicada hoje testou os conhecimentos com questões de matemática e ciências da natureza.
Em Porto Alegre, além do nervosismo por um bom desempenho na avaliação, os participantes precisaram superar outra questão importante: o forte calor. Durante as cinco horas disponíveis para a realização da prova, os termômetros da Capital marcavam temperatura acima de 30 graus.
Na UniRitter campus Fapa, um dos principais locais de Porto Alegre, os primeiros alunos começaram a deixar as salas de aula por volta de 16h30, muitos deles trajando camisas da dupla Gre-Nal.
Morador do bairro Sarandi, William Gomes da Silveira, 21 anos, encerrou o exame com otimismo:
- Estou tranquilo, consegui estudar bastante. O calor dificultou um pouco, mas não chegou a atrapalhar o desempenho - avaliou o jovem, que pretende cursar Direito.
Depois de concluir o Ensino Médio, Ana Kauana Bastos, 17 anos, coloca no Enem a sua expectativa para ingressar na faculdade de gestão pública:
- Estava difícil, mas quando tu estuda e se tem uma base a prova fica mais fácil. O calor atrapalhou bastante, o barulho do ar incomodava para fazer a prova. A jovem destacou ainda que seu local de prova teve menor número de participantes em relação ao domingo passado.
Em contato com a reportagem da GZH, diversos estudantes relataram diminuição na presença de público nas salas de aula. Os participantes afirmaram que os protocolos de distanciamento social em decorrência da covid-19 foram respeitados.
O gabarito das provas objetivas deverá ser divulgado até a próxima quarta-feira (27). As notas finais, incluindo a redação, devem ser divulgados em 29 de março.