Tarefa das mais complexas para pais e mães, a escolha da escola em que o filho começará a cursar o Ensino Fundamental ganha agora o auxílio de uma plataforma online com um serviço de busca gratuito. Construída a partir de dados pinçados da revisão sistemática de 2,8 mil artigos científicos, grupos de conversa e visitas a instituições, a startup Escola Certa permite realizar pesquisas entre 85 instituições da rede particular de Porto Alegre.
A iniciativa tem no comando profissionais experientes nas áreas de medicina e educação: Luis Augusto Rohde, professor de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Thiago Rocha, psiquiatra da infância e adolescência e coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e Andrea Ramal, doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Desde a concepção, o projeto consumiu três anos de planejamento e testes, até o lançamento, em setembro.
Ao acessar o escolacerta.com.br, o usuário tem mais de uma possibilidade. Pode-se selecionar filtros (preço, distância, número de alunos por turma, turnos, disponibilidade pré ou pós-turno, religião) ou clicar em "escola certa", a partir de onde será pedido que se opte pelas quatro mais relevantes entre 16 variáveis (acessibilidade, atividades complementares, diversidade étnica, infraestrutura, segurança, total de alunos etc.). A cada uma dessas características , o pai ou a mãe dará um peso, que deve refletir o quanto cada item influi na tomada de decisão, considerando-se que o total deve somar 100%. Após o processamento, a tela exibe "essas são suas escolas certas".
Ainda é possível procurar informações sobre uma entidade de ensino específica, para saber, diretamente, o que ela oferece. Não há limite para o número de consultas na plataforma.
Rohde percebeu na prática clínica que faltava orientação para os adultos em um dos momentos mais decisivos do desenvolvimento infantil. Conversas com colegas permitiram que se chegasse a uma conclusão surpreendente.
— As escolhas tinham uma sistemática: "Vou botar meu filho onde eu estudei" ou então onde o grupo de amigos está botando — conta Rohde.
O grupo tem interesse em levantar dados para embasar futuros estudos e também em ampliar a variedade de serviços e localidades, incluindo outras cidades do Brasil. No futuro, é provável que também se encontrem livrarias e lojas de material escolar no Escola Certa.
— O valor que agregamos é trazer para os pais a oportunidade de uma escolha melhor informada, mais racional. Eles têm acesso a informações que foram coletadas com credibilidade sobre aspectos amplos, com pesos para diferentes variáveis. Facilita muito o processo — comenta Rohde.
Quem ficar em dúvida entre mais de uma instituição e desejar que a criança passe por uma avaliação individual poderá contar com o atendimento dos psiquiatras Rohde e Rocha, da neuropsicóloga Rochele Fonseca e da psicopedagoga Sonia Moojen. Será feito um agendamento, e esta etapa terá custo para a família.
SERVIÇO
- Escola Certa
- escolacerta.com.br
- contato@escolacerta.com.br
- (51) 99646-2732