A prefeitura de Porto Alegre divulgou, por meio de nota em seu site, que as atividades presenciais de ensino serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (5). No entanto, o governo do Estado afirmou a GZH que o retorno depende de critérios que serão debatidos ao longo da semana.
A nota diz que "a prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado chegaram a um acordo sobre o retorno do período letivo nas escolas" em uma reunião no Ministério Público Estadual, realizada nesta segunda-feira (28).
"A partir da próxima segunda-feira, 5, estarão autorizadas a reiniciar as aulas a Educação Infantil, o terceiro ano do Ensino Médio, o ensino profissionalizante e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A oferta de EJA na rede municipal, ainda que autorizada, deverá ocorrer a partir do dia 19 de outubro", diz o texto.
No entanto, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que esteve na reunião, afirmou que, para a liberação das atividades, ainda é preciso que Porto Alegre seja classificada em bandeira laranja na próxima segunda (5), assim como foi nesta tarde.
Pelo decreto estadual, para ter liberação para a retomada, as regiões precisam ser classificadas por duas semanas consecutivas na bandeira amarela ou laranja (a semana vigente e a anterior). Porto Alegre entrou em bandeira laranja nesta segunda (28), mas esteve na cor vermelha nas semanas anteriores.
- Nós não liberamos (a retomada). Nós vamos avaliar, na quinta-feira, a perspectiva da bandeira para a próxima semana. Na quinta, a gente já consegue ver se Porto Alegre se manterá em bandeira laranja ou não, pelos indicadores. Como essa é a tendência, a gente dará esse retorno na quinta - afirma.
A secretária ressalta também que é preciso ainda alinhar as datas, porque a prefeitura almeja datas diferentes das propostas pelo governo do RS. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) afirmou em nota que é preciso "respeitar as regras definidas pelas diretrizes do distanciamento controlado":
"O governo do estado informa que segue dialogando com a prefeitura de Porto Alegre em relação ao plano de retomada das aulas presenciais na Capital. Confirma que fez uma reunião nesta segunda-feira com a prefeitura de Porto Alegre e o Ministério Público Estado. O assunto voltará a ser debatido nesta terça-feira entre os integrantes do Governo. Lembra, ainda, que qualquer plano deverá respeitar as regras definidas pelas diretrizes do distanciamento controlado."