Ainda sem a confirmação da data para retomada das aulas presenciais no Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) discute a aplicação de testes para que os alunos sejam avaliados no retorno. O objetivo é medir o impacto do afastamento das escolas, iniciado em 19 de março, no processo de aprendizagem e adaptar o restante do ano letivo.
Através de aulas programadas, os estudantes seguem com o ensino em casa, com a perspectiva de não terem que recuperar o período em sala de aula após a normalização do ensino.
— Vamos praticamente retomar o ano. As escolas precisam saber o que os alunos dominam e o que não dominam para reorganizar o ano — relata o diretor do Departamento de Educação da Seduc, Roberval Furtado.
Ações de reforço para alunos que apresentarem dificuldades estão sendo avaliadas, em especial, para integrantes do terceiro ano do Ensino Médio. A preocupação é com o preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), confirmado pelo Ministério da Educação para o início de novembro.
Ao todo, o Rio Grande do Sul possui 2.497 escolas estaduais e cerca de 812 mil alunos. Há, ainda, em torno de 43 mil professores.
Aulas suspensas
As aulas foram suspensas em 19 de março no Estado, devido ao avanço do coronavírus no país. De acordo com decreto assinado pelo governador Eduardo Leite, a medida é válida até quinta-feira (30). No entanto, ele já mencionou a possibilidade de prorrogar o prazo para a retomada.
Em casa, os estudantes realizam atividades desenvolvidas pela própria escola, obedecendo a realidade de cada comunidade. Não é como a modalidade de ensino à distância (EaD), em que há o uso de plataformas digitais padronizadas e o contato virtual entre aluno e professor.
Diretrizes
Nesta terça-feira (28), o Conselho Nacional de Educação (CNE) prevê a definição de diretrizes para orientar as escolas do país durante a pandemia. Por meio de votação virtual, será discutida a reorganização do calendário escolar e a definição de atividades pedagógicas não presenciais.
A expectativa inicial é de que a orientação para as crianças menores, da Educação Infantil, seja de recuperação de todos os dias letivos. O mesmo poderá ser previsto para o período de alfabetização no início do Ensino Fundamental. No entanto, a decisão final caberá a cada rede de ensino, seja estadual ou municipal.