Os estudantes que solicitaram isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem conferir se o pedido foi aprovado. As consultas estão disponíveis na página do participante no site do exame.
Pelo Twitter, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, adiantou que a maioria das solicitações foi aprovada. Os candidatos devem ficar atentos, no entanto, se ainda não estão com a participação confirmada, pois é preciso realizar a inscrição, que acontece entre 11 e 22 de maio.
Em função da pandemia de coronavírus, o sistema segue aberto para envio de novos pedidos mesmo após o prazo inicial. Estudantes que tiveram a solicitação indeferida podem novamente encaminhar a documentação a partir de segunda-feira (27) para atestar a necessidade de gratuidade.
Podem requisitar o benefício de isenção os estudantes que se encaixam em algum dos três perfis abaixo:
- Cursa a última série do Ensino Médio em 2020 em escola da rede pública;
- Tem renda (por pessoa) igual ou menor que um salário mínimo e meio e cursou todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada;
- Tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Neste caso, o participante deve informar o Número de Identificação Social (NIS).
O Ministério da Educação também informou que todas as justificativas de ausência no Enem 2019 também foram deferidas e futuros inscritos nesta situação contam com garantia de isenção de inscrição para a prova deste ano.
As provas na versão impressa serão aplicadas nos dias 1º e 8 de novembro, enquanto que o modelo digital do Enem será em 22 e 29 de novembro. No Rio Grande do Sul, 3.450 candidatos vão testar o novo formato em Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Pelotas e Santa Cruz.