Estão abertas as inscrições para o concurso de admissão às turmas I e II de 2021 do curso de formação de soldados fuzileiros navais, do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN), da Marinha do Brasil. Ao todo, são 960 vagas, sendo 50 para servir no Rio Grande do Sul. Interessados podem se inscrever até 20 de março, por meio deste site ou nos locais de inscrição listados no anexo A do edital, em dias úteis, das 8h às 16h.
No RS, há três postos de inscrição: em Porto Alegre, na Capitania Fluvial (Rua dos Andradas, 386); em Rio Grande, no Comando do 5º Distrito Naval (Rua Almirante Cerqueira e Souza, 197); e em Uruguaiana, na Delegacia Fluvial (Rua Domingos de Almeida, 1.194). A taxa é de R$ 25 e o exame de escolaridade será realizado na segunda quinzena de maio.
Podem concorrer às vagas brasileiros do sexo masculino que tenham entre 18 anos completos e menos de 22 anos em 1º de janeiro de 2021, Ensino Médio completo, altura mínima de 1m54cm e máxima de 2 metros. Demais pré-requisitos podem ser consultados no edital do concurso.
Os candidatos aprovados serão matriculados na condição de aprendiz-fuzileiro naval em um dos órgãos de formação, de acordo com a região em que residem. Preferencialmente, moradores das regiões Sul e Sudeste brasileiras devem fazer o curso no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (Ciampa), localizado no Rio de Janeiro, onde há 720 vagas, e os candidatos do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (Ciab), que tem 240 vagas disponíveis.
O treinamento terá duração de, aproximadamente, 17 semanas. Após a conclusão, o participante ingressará no Corpo de Praças de Fuzileiros Navais (CPFN) e assumirá compromisso no Serviço Ativo da Marinha (SAM), sendo designado para servir em uma das organizações militares da Marinha do Brasil. O estágio inicial poderá ser realizado em qualquer região do país, de acordo com o número de vagas:
- Unidades da Marinha no Rio de Janeiro: 569 vagas
- Unidades da Marinha em Brasília - Distrito Federal: 79 vagas
- Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande - Rio Grande do Sul: 50 vagas
- 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, em Belém - Pará: 37 vagas
- 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, em Ladário - Mato Grosso do Sul: 33 vagas
- 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, em Manaus - Amazonas: 81 vagas
- Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal - Rio Grande do Norte: 53 vagas
- Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador - Bahia: 44 vagas
- Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar - São Paulo: 14 vagas
Corpo de Fuzileiros Navais
Cargos e vagas: soldados fuzileiros navais (960)
Nível: médio
Prazo: 20 de março
Taxa de inscrição: R$ 25
Prova: segunda quinzena de maio
Inscrições: neste site
Edital: neste site