Candidatos que realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019 já podem conferir os resultados neste link. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6) pelo Ministério da Educação (MEC).
Poderá retirar o certificado quem tiver alcançado a nota mínima exigida nas quatro áreas do conhecimento e na redação — são 100 pontos nas provas objetivas e cinco na de texto.
Conforme o MEC, quem alcançou a nota em apenas algumas das áreas terá direito à declaração parcial de proficiência. Com o documento, o participante fica liberado de fazer as mesmas matérias na próxima edição do exame, ou seja, poderá se inscrever apenas para os eixos que faltaram.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aplica o exame, alerta que não é o órgão responsável pelo certificado ou pela declaração parcial. Os candidatos devem procurar as secretarias estaduais de Educação para a emissão do documento.
No caso dos aprovados no Ensino Médio, também é possível pedir o documento em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmaram Termo de Adesão ao Encceja. Outras informações podem ser obtidas no site do MEC.