Neste domingo (3), primeiro de dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, o movimento foi bastante tranquilo na Escola Técnica Estadual Parobé, na região central de Porto Alegre. Não houve tumulto após a abertura dos portões, às 12h, e pouca gente chegou após o fechamento, que ocorreu pontualmente às 13h. A prova teve início às 13h30min. Serão aplicadas questões de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação.
Com bastante tempo de antecedência, a estudante Sofia Barbosa, 19 anos, esperava do lado de fora da escola na companhia da mãe, Dionara Barbosa. Mesmo fazendo o seu terceiro Enem, a adolescente admitiu um certo nervosismo. Antes, ela havia prestado a prova apenas como um teste e, agora, faz pensando em ingressar no curso de Medicina. Sem especular muito sobre a redação, ela resumiu:
— Não rende muito ficar pensando nisso. Estou pronta para o que vier.
Confiante, a mãe completou:
— Tem que apoiar e acreditar no sonho realizado.
Em dia de clássico Gre-Nal, o que não faltou foram torcedores dos clubes. Um deles era Christian de Oliveira, 23 anos. Vestindo a camiseta tricolor, ele esperava para fazer seu primeiro Enem.
— Não estudei nada. Faz tempo que saí da escola e me deu vontade de testar — confessou.
Do lado de fora da Parobé, Karla Polese aguardava a filha, Valeska Polese, 18 anos, sentada em uma pilha de basaltos. Ela reclamava da estrutura oferecida para a realização das provas.
— Minha filha é canhota e na sala só tinham carteiras para destros. Tive que pedir uma mesa para ela. Os pais também não podem ficar no pátio, sendo que tem um monte de banco ali dentro — desabafou.
Mesmo mal acomodada, a professora garantiu que esperaria Valeska até o fim da prova.
Combate a fraudes e gabarito extraoficial
A vigilância para combater fraudes, que aumenta a cada edição do exame, foi reforçada neste ano com duas medidas. Todos os lanches e bebidas levados pelos estudantes para a sala de provas serão revistados e os candidatos donos de aparelhos eletrônicos que emitirem som serão eliminados do exame.
GaúchaZH publica nos dois dias de Enem um gabarito extraoficial elaborado por professores do curso de preparação online Me Salva!. As respostas encontradas entram no ar a partir das 18h30min no primeiro dia (3) e das 18h no segundo dia (10), conforme as alternativas são preenchidas pelos especialistas. Veja aqui como utilizar o gabarito extraoficial.