Todos conhecem Ashton Kutcher por suas atuações em filmes e séries, mas poucas pessoas sabem que o ator é um importante investidor do Vale do Silício. Nesta quinta-feira (7), no evento QuickBooks Connect 2019, promovido pela empresa de tecnologia Intuit em San Jose, Califórnia, o hollywoodiano falou sobre o que busca em uma startup antes de alocar seus milhões de dólares. Com uma fortuna familiar estimada em US$ 300 milhões, Kutcher participa de mais de 60 negócios, incluindo Uber, Spotify e Skype.
— A primeira pergunta que faço antes de investir em um negocio é: por que você é melhor do que qualquer outra pessoa no mundo para resolver este problema? E por que nunca ninguém fez isto antes?
A cada semana, Kutcher e uma equipe de parceiros da A-Grade Investments recebem pelo menos 25 empreendedores sedentos por capital. Para decidir se assinam o contrato, os investidores avaliam se o produto ou serviço apresentado realmente resolve uma necessidade no mercado, e analisam conhecimento técnico e habilidade de comunicação dos candidatos.
— Muitos empreendedores tem uma boa ideia, mas não conseguem explicar direito o que fazem. A minha dica é: contrate alguém que saiba se comunicar e deixe que ele vá atrás dos investidores — diz o ator.
Kutcher evita embarcar em tecnologias da moda no momento de escolher startups, uma vez que enxerga ferramentas como blockchain, inteligência artificial e big data apenas como caminho para desenvolver novos negócios.
— Muitas vezes o empreendedor segue um modismo tecnológico e deixa de lado o principal. O mais importante é saber quais problemas a sua ideia resolve. Depois de ter isso claro é que será a hora de ver qual a melhor tecnologia para aplicar em seu projeto.
O QuickBooks Connect vai até sexta-feira e debate o uso de tecnologia para organizar as finanças de pequenas empresas e contadores. A empresa está no Brasil desde 2015.
* O jornalista está em San Jose a convite da QuickBooks/Intuit.
Dicas
O que sua startup precisa para ter Ashton Kutcher como sócio:
- Tenha claro qual problema de pessoas, empresas ou governos sua startup pretende resolver - e faça uma pesquisa de mercado para saber se alguém está disposto a pagar pela sua solução.
- Avalie no universo de ferramentas digitais disponíveis (como blockchain, inteligência artificial ou big data) qual a melhor para seu produto, sem se preocupar em embarcar em uma tendência da moda.
- Saiba comunicar com clareza a investidores e clientes qual a proposta de seu negócio e qual o potencial de crescimento. Muitos empreendedores têm boas ideias, mas não conseguem "vendê-las" ao público.
- Se a comunicação não é seu forte, contrate alguém que saiba como seduzir investidores em um pitch (apresentação em evento), e tome conta apenas da área operacional.
- Seja flexível para mudar o projeto durante a sua concepção, adequando às preferências dos clientes. Não morra com uma ideia que não irá decolar.
- Tenha MVP (Minumun viable product, ou seja, um protótipo do serviço) antes de procurar o investidor, e tenha organizadas as informações financeiras da empresa. Kutcher não assinará o cheque apenas inspirado em uma conversa.