Entenda a reportagem em cinco pontos:
1. Desde maio, GaúchaZH acompanha a rotina de três jovens que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.
2. Os três se reuniram com o formando em Medicina Marcelo Chapper, autor do livro "Enem em Alta Performance" e que se autointitula Doutor Enem.
3. Chapper, 39 anos, cursou Medicina depois de uma carreira estabilizada na área de exatas.
4. Ele tentou o Enem duas vezes, até conquistar a pontuação necessária para entrar numa instituição pública.
5. A partir da própria experiência, Chapper afirma ter criado um método próprio de preparação para as provas.
Num encontro de duas horas que teve até lágrimas, os três jovens inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, Anna Carolina Schneider Martins e Guilherme Camini Pinto, ambos de 18 anos, estudantes do Ensino Médio e moradores de Porto Alegre, e o vendedor Rafael Cabral, 24, de Alvorada, tiraram dúvidas com o formando em Medicina Marcelo Chapper. Autor do livro "Enem em Alta Performance", Chapper se autointitula Doutor Enem.
Economista formado em 2002 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com mestrado na área, Chapper, 39 anos, decidiu cursar Medicina depois de uma carreira estabilizada na área de exatas. Para isso, tentou o Enem duas vezes, até conquistar a pontuação necessária para entrar numa instituição pública. A partir da própria experiência, afirmou aos estudantes ter criado um método próprio de preparação para as provas. Em 2012, ele conseguiu ingressar na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
— O alto desempenho e a habilidade de enfrentamento não são habilidades apenas para a prova, mas para todo o ano de estudo e para a a vida — ensinou.
Chapper afirmou ter se inspirado num modelo americano de estudo, onde além das disciplinas básicas, como química e português, os estudantes têm aulas semanais de desempenho de uso instrumental e de como aplicar o que aprendeu nas condições dos exames a serem feitos. No método usado por Chapper, a redação, por exemplo, é treinada de uma forma diferente. O aluno copiará diversas vezes o seu melhor texto já produzido (conferir sobre a técnica abaixo) até decorar. A ideia é chegar ao dia da provar tendo a consciência de fazer a introdução, o desenvolvimento e a conclusão apenas substituindo parte das frases pelas informações relacionadas ao tema solicitado. Mas o Doutor Enem ressalta que essa técnica não substitui o conhecimento. É preciso ler diariamente e estar informado sobre as questões da atualidade para não ser surpreendido na prova.
Guilherme, que pretende conquistar pontos suficientes para uma vaga no curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), entusiasmou-se com a dica para produzir uma redação — o maior temor dele. Prestes a concluir o Ensino Médio, Guilherme já fez o Enem em 2018 apenas como teste.
Anna Carolina também fez as provas no ano passado. Desta vez, quer uma vaga em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao Doutor Enem, ela questionou sobre métodos de desempenho no dia da prova, mesma dúvida do estreante no Enem Rafael, que prestará as provas de olho na UFRGS, sonhando se tornar professor de Letras. Ambos foram contemplados com algumas dicas. Uma delas, por exemplo, está em saber classificar as questões entre fáceis, médias e difíceis. É preciso ler a questão e ir descartando as respostas, sem marcar uma definitiva. Chapper recomendou colocar um "F" ao lado das respostas descartadas e um ponto ao lado de uma ou duas que possam ser a resposta final, e seguir para a próxima questão. Somente no final, o aluno marca na grade a resposta correta.
Prestes a se formar — a cerimônia ocorrerá 6 de dezembro deste ano —, Chapper pretende trabalhar com medicina do adolescente e ainda seguir em áreas da educação que envolvam alto desempenho, como esportes, vestibulares e concursos.
— Meu objetivo é ser capaz de trabalhar com cursos pré-vestibulares e escolas, unindo projetos pedagógicos às habilidades de alta performance estudantil, possibilitando aos alunos um melhor desempenho no Enem e nos vestibulares. Quero motivá-los, tornando-os capazes e seguros ao longo do ano e na prova, evitando o burnout (exaustão) — confidenciou o futuro médico.
Aos três estudantes que são acompanhados por Zero Hora desde maio, Chapper entregou uma carta motivacional para as semanas anteriores às provas. A mensagem pessoal levou Anna às lágrimas de agradecimento. O especialista ainda propôs ao trio encontros diários de 15 minutos, que serão realizados a partir desta terça-feira (15) pelo story do Instagram @doutorenem. A cada nova pílula, ele dará uma dica para o desempenho nas provas do Enem.
Os três receberam também um curso completo de preparação e um código QR para acessar uma palestra feita em 21 de setembro, em parceria com o Unificado. No encontro com quase 500 estudantes, Chapper abordou estratégias utilizadas na prova e dicas práticas para garantirem mais dez questões certas no exame.
— Vai dar tudo certo. Talvez vocês sofram um pouco até lá. Mas vamos conversar até a prova. Se todos os dias eu falar um pouquinho, talvez um dia acerte aquilo que vocês precisavam ouvir. Assim como, um dia, alguém acertou o que eu precisava ouvir. É assim que a vida funciona: distribuam para as pessoas o que vocês aprenderam — finalizou o especialista, sob aplausos entusiasmados dos três.
Desafio Alta Performance proposto pelo Doutor Enem
Passo a passo para os próximos 15 dias
- Dia 1: Faça um projeto de redação. Escolha o texto que você teve a melhor nota. Reescreva ele.
- Dia 2: Pegue um simulado e faça 15 questões de linguagem em 40 minutos.
- Dia 3: Copie novamente o seu projeto de redação.
No simulado, faça 15 questões de ciências humanas.
Desenvolva essas duas atividades em 60 minutos. - Dia 4: Pegue um simulado e faça 15 questões de linguagem em 40 minutos.
- Dia 5: No simulado, faça 15 questões de ciências humanas em 40 minutos.
Corrija as questões dos dias 2, 3 e 4. - Dia 6: Copie novamente o seu projeto de redação.
No simulado, faça 15 questões de linguagem.
Desenvolva essas duas atividades em 60 minutos. - Dia 7: Faça 15 questões de ciências humanas em 40 minutos.
Corrija as questões dos dias 5, 6 e 7. - Dia 8: Copie novamente o seu projeto de redação.
Faça o simulado de linguagens e ciências humanas completo em 5h30min. - Dia 9: Faça 15 questões de matemática em 40 minutos.
Corrija as questões do simulado. - Dia 10: Copie novamente o seu projeto de redação.
Faça 15 questões de ciências da natureza.
Desenvolva essas duas atividades em 60 minutos. - Dia 11: Faça 15 questões de matemática em 40 minutos.
- Dia 12: Faça 15 questões de ciências da natureza em 40 minutos.
Corrija as questões dos dias 9, 10 e 11. - Dia 13: Copie novamente o seu projeto de redação.
Faça 15 questões de matemática em 60 minutos. - Dia 14: Faça 15 questões de ciências da natureza em 40 minutos.
Corrija as questões dos dias 12, 13 e 14. - Dia 15: Faça o simulado completo de matemática e ciências da natureza em 5h.
- Dia 16: Corrija as questões do simulado.