Uma professora da rede municipal de Santa Maria está entre as 50 finalistas do prêmio Educador Nota 10, que reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de todo o Brasil. A professora Cíntia Medianeira Bitencourt de Lima leciona educação artística na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lívia Menna Barreto e criou vídeos de animação com os alunos do 9º ano.
Conforme a professora, o trabalho durou pouco mais de três meses. Com as temáticas de meio ambiente e sustentabilidade, o projeto chamado (Re)Pensando a Vida no Planeta leva a tecnologia para dentro da sala de aula.
Para os alunos, as tarefas começaram simples e foram se tornando complexas progressivamente. Primeiro, eles tiveram que observar atentamente o trajeto que faziam até a escola, a partir de suas casas. A maior percepção deles foi a questão de sustentabilidade, como alagamentos, lixo nas ruas etc. A segunda tarefa dada aos estudantes foi falar com a família e a comunidade sobre esses temas, para que eles tivessem mais aprofundamento no assunto.
Depois disso, foi apresentado aos alunos o conceito de arte contemporânea. A professora ensinou o que era stop motion aos estudantes. Mostrou como se fazia e sugeriu que a turma, dividida em grupos, fizesse vídeos sobre o assunto escolhido utilizando a técnica.
Os grupos montaram roteiro, fizeram desenhos e recortes em papel e usaram um aplicativo de celular para fazer a captura das imagens. Os vídeos desenvolvidos pela turma foram apresentados na feira de ciências da escola, para os colegas e a comunidade. Eles serão divulgados novamente depois do resultado do prêmio. Segundo a professora, a lista dos 10 finalistas deve ser divulgada no final deste mês.
Cíntia afirma que conheceu as técnicas que levou para os alunos durante o curso de mestrado, que fez na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Além de Cíntia, três gaúchas também estão na lista dos 50 finalistas. Todas elas atuam em Novo Hamburgo.