Uma professora de uma escola municipal do bairro São José, periferia de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, foi ganhadora da edição deste ano do Prêmio Educador Nota 10, o mais importante reconhecimento da Educação Básica do Brasil. A distinção, que existe há mais de duas décadas, reconhece os 10 melhores professores de todo o país.
Joice Lamb, 47 anos, coordenadora pedagógica da Escola Adolfina Diefenthäler, foi a única vencedora do Rio Grande do Sul dentre mais de 5 mil inscritos de todo o país. O resultado foi anunciado na manhã desta quarta-feira (17) no Encontro com Fátima Bernardes, veiculado na TV Globo.
Joice foi reconhecida pela inovação na forma de valorizar as ideias dos estudantes e de promover a formação continuada de seus professores. A coordenadora pedagógica participou da competição com o projeto Aprender É Compartilhar, uma união de três projetos que começaram a ser desenvolvidos em 2012.
No projeto Gestão Democrática, a escola organiza encontros mensais nos quais estudantes, professores e pais elaboram, separadamente, uma lista de melhorias a serem feitas – como onde o dinheiro da escola deve ser usado, que obras precisam ser conduzidas, como deve ser feito o recreio e se alguma matéria precisa ser reforçada aos jovens. No fim do ano, uma conferência coloca as demandas em um documento para que a escola decida os próximos passos no ano seguinte.
Outro projeto, de iniciação científica, agrupa alunos para desenvolverem projetos de pesquisa que eles próprios queiram estudar, sob a orientação de um professor. Ao fim, algum resultado prático precisa ser desenvolvido. Já houve projetos sobre depressão e suicídio, cuidados de animais, política e adolescência e posse de armas. E uma terceira iniciativa, a Fora da Caixa, conduz oficinas para ajudar a integrar alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O resultado é um recreio com brincadeiras entre estudantes de vários anos.
— Os professores e alunos estão o tempo todo aprendendo e compartilhando — diz Joice. — Estou me sentindo muito feliz. Sei que ganhar um prêmio é o reconhecimento de um trabalho. Neste caso, meu, dos meus colegas e dos alunos. E é um reconhecimento bom para a educação brasileira: é bom premiar coordenadores pedagógicos. Quando o projeto é da equipe diretiva, ele é compartilhado — completa.