Mais de 25 mil alunos da rede municipal voltaram às aulas nesta segunda-feira (24) em Pelotas, no sul do Estado. Desde o dia 12 de junho, as atividades estavam suspensas devido ao rompimento com a empresa Labor Serviços de Asseio e Conservação Ltda. De forma emergencial para a execução de serviços de limpeza e higiene nas escolas da rede, foi contratada a Caroldo Prestação de Serviços, que também fará os serviços nas unidades básicas de saúde, igualmente afetada pela suspensão dos serviços.
A Labor solicitou à prefeitura o rompimento amigável dos contratos com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação por não ter condições de cumprir as obrigações, como pagamento de salários e direitos trabalhistas.
A suspensão das aulas ocorreu em todas as escolas da zona urbana desde o dia 12,contabilizando sete dias úteis. Os dias de aula serão compensados com um novo calendário escolar, a ser definido pela Secretaria de Educação. Em relação aos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, não houve alteração na rotina.
A Caroldo Prestação de Serviços foi contratada mediante processo que dispensa licitação até que se efetive o certame para a contratação de nova empresa. Ao todo, 304 funcionários começaram a trabalhar nesta semana nas duas secretarias.