A cantora carioca Elza Soares, ícone da Música Popular Brasileira (MPB), receberá o título de doutora honoris causa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no próximo dia 26 de maio. Ela se apresentará no Bar Opinião, em Porto Alegre, na véspera da cerimônia.
A proposta foi encaminhada pela direção do Instituto de Artes da UFRGS ao Conselho Universitário, que a aprovou por unanimidade na manhã desta sexta-feira (17), no prédio da Reitoria, em sessão convocada para apresentar a situação orçamentária da instituição frente ao recente anúncio de corte de verbas para as universidades feito pelo governo federal.
"Uma cantora sem precedentes em nosso país", justificou o parecer que propôs a honraria a Elza Gomes da Conceição, nome de batismo da artista, nascida em 1937. "Apesar de t0das as potencialidades musicais de Elza Soares, sua voz peculiar, sua potência interpretativa e sua versatilidade em enfrentar repertórios de variados gêneros musicais, durante toda a sua vida precisou sempre lutar muito para ser reconhecida e conseguir trabalhar com música de maneira digna, enfrentando preconceitos de gênero e etnia", seguiu o texto.
Destacou-se ainda a origem humilde da homenageada, filha de um operário e de uma lavadeira, criada em Água Santa (hoje Vila Vintém), uma das primeiras favelas do Rio de Janeiro.