Os candidatos inscritos na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite acesso a vagas no Ensino Superior a partir da nota do Enem, começaram a ser convocados na quinta-feira para preencher as vagas remanescentes. O chamado é feito pelas próprias universidades.
O Ministério da Educação orienta os participantes a ficarem atentos às suas caixas de e-mail e aos sites das instituições de ensino.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi uma das que já realizaram a convocação. Nesta sexta-feira, divulgou o primeiro edital de chamamento dos candidatos em lista de espera, para ocupação de vagas remanescentes ou não aproveitadas na chamada regular. Para os que estiverem na lista, a UFRGS alerta que a primeira etapa da matrícula consiste em enviar digitalmente a documentação exigida, via Portal do Candidato, entre este sábado e o dia 15. Quem não encaminhar os documentos no prazo perderá direito à vaga.
Caso ainda existas vagas não preenchidas depois deste chamamento, a UFRGS apresentará um novo edital no dia 18.
Os documentos que os candidatos convocados devem apresentar são histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio e documento de identificação. Também devem preencher a declaração de ocupação de vaga de graduação em Instituição Pública de Ensino Superior, no próprio portal. Os ingressantes que foram classificados pelo Programa de Ações Afirmativas devem enviar a documentação referente à sua modalidade de ingresso. O edital pode ser encontrada no site da UFRGS.