Foram abertas nesta quinta-feira (31) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferta bolsas de estudo em instituições de Ensino Superior privadas do país. No Rio Grande do Sul, são ofertadas 11.602 bolsas, sendo 6.058 integrais e 5.544 parciais.
No total, são 243.888 bolsas em todo o país, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais, em 1.239 instituições de Ensino Superior no Brasil. Esta é a maior oferta de vagas da história do Prouni, desde sua criação, em 2005.
O prazo para candidatos se inscreverem pela plataforma vai até 3 de fevereiro. Os resultados dos candidatos pré-selecionados em primeira chamada estarão disponíveis na página do programa a partir de 6 de fevereiro. Depois disso, uma lista com os nomes dos selecionados em segunda chamada será divulgada em 20 de fevereiro.
A entrega da documentação que comprove as informações prestadas pelos candidatos pré-selecionados em primeira chamada deve ser feita pelos estudantes nas instituições entre 6 e 14 de fevereiro. O prazo para quem for pré-selecionado em segunda chamada vai de 20 a 27 de fevereiro.
Quem pode participar
O Prouni é voltado àqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, alcançaram no mínimo 450 pontos e tiraram nota superior a zero na redação.
Além disso, só podem participar estudantes brasileiros sem curso superior e que tenham feito o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada; que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada, na condição de bolsista ou que sejam deficientes físicos.
As bolsas integrais são voltadas àqueles com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos estudantes que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos. Professores da rede pública de ensino também podem concorrer a bolsa e não precisam atender aos critérios de renda.
Confira o calendário completo
- 31 de janeiro até 3 de fevereiro: inscrições para o programa que oferece bolsas de estudos em instituições privadas de Ensino Superior
- 6 de fevereiro: divulgação do resultado da primeira chamada
- 6 a 14 de fevereiro: comprovação das informações nas instituições de ensino
- 20 de fevereiro: resultado da segunda chamada
- 20 a 27 de fevereiro: comprovação das informações nas instituições de ensino para os aprovados na segunda chamada