Mais de 5 milhões de estudantes estão inscritos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá provas a partir deste domingo (4), com a redação e as questões de Linguagens e Ciências Humanas. No domingo seguinte (11), será a vez de Matemática e Ciências da Natureza. Para ajudar os candidatos na organização para o exame nesta reta final, GaúchaZH preparou uma relação com informações importantes sobre o exame.
Horários das provas
A partir do primeiro dia da aplicação das provas, o país terá quatro fusos horários diferentes. Devido ao horário de verão, que entrará em vigor neste domingo, os portões dos locais de realização do exame serão abertos e fechados em horários diferentes nos Estados. No Rio Grande do Sul, vale o horário oficial de Brasília. Assim, a abertura dos portões será as 12h. Confira os horários:
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30min
Término das provas do primeiro dia: 19h
Término das provas do segundo dia: 18h30min
Provas
4 de novembro
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, e tecnologias da informação e comunicação
- Redação
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: história, geografia, sociologia e filosofia
11 de novembro
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: física, química e biologia
- Matemática e suas Tecnologias
Locais de aplicação
O Cartão de Confirmação da Inscrição, que contém o local onde cada candidato fará a prova, está disponível na Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play.
O Cartão informa também o número de inscrição, a data e a hora das provas, a indicação de quaisquer atendimentos especiais aprovados, caso tenham sido solicitados, e a opção de língua estrangeira selecionada.
Documentos exigidos
Para fazer a prova é obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto. São considerados válidos os seguintes documentos: cédulas de identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia; identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.
O que pode e o que não pode durante as provas
- Nos dias de realização do exame, o participante poderá ser submetido à revista eletrônica nos locais de provas, a qualquer momento, por meio do uso de detector de metais. O candidato que se recusar, injustificadamente, a ser submetido à revista será eliminado do Enem.
- Antes de ingressar na sala de provas, o candidato deverá guardar, no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, desligados. O envelope deverá ser lacrado e identificado pelo participante antes de ingressar na sala de provas, ser mantido embaixo da carteira e permanecer lacrado até a saída definitiva do local.
- O estudante só poderá sair do local de provas com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término do exame.
- O candidato não poderá, sob pena de eliminação, ausentar-se da sala de provas com o material de aplicação, exceto seu Caderno de Questões, desde que, neste caso, deixe a sala em definitivo nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. 14.15 O participante só poderá fazer anotações relativas às suas respostas no Cartão-Resposta/Folha de Redação e no Caderno de Questões.
- É proibido portar, ao ingressar em sala de provas, lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, telefones celulares, gravadores, pen drive, relógio, alarmes. Também é proibido usar óculos de sol e bonés ou chapéus.
Te liga no horário de verão
À meia-noite de sábado (3) para domingo (4), os relógios devem ser adiantados em uma hora. Se você tem smartphone com o sistema operacional Android, faça o processo manualmente, antes da virada, conforme as dicas abaixo do Google:
- Entre no menu "Configurações" e procure o item chamado "Sistema", escolha "Data e Hora" ou algo similar – em alguns aparelhos, talvez não seja necessário passar pelo menu "Sistema".
- Desative as opções "Data e hora automáticas" e "Fuso horário automático".
- Depois desses passos, adicione 1 hora em seu horário local e tudo estará pronto para ativar os despertadores.
- Na manhã seguinte, deve-se desfazer essas configurações ativando as opções "Data e hora automáticas" e "Fuso horário automático", além de reiniciar o aparelho.
A Apple garante que usuários do sistema iOS podem confiar no ajuste automático.