A prefeitura de São Pedro do Sul, na Região Central, irá retomar o processo seletivo feito com a empresa Objetiva, investigada por fraude em concursos. O novo edital será publicado nesta sexta-feira (3). Conforme o executivo, a seleção seguirá sendo feita pela Objetiva. Ainda nesta sexta, serão divulgados o gabarito definitivo e as notas da prova objetiva. As provas práticas estão previstas para 9 de setembro, e os resultados serão divulgados no dia 19 de setembro. Ainda não há previsão de quando sai a lista final.
O concurso, suspenso no fim do mês de junho após uma operação na sede da empresa, previa três vagas para agente de serviços complementares, duas para médico e uma para engenheiro florestal, anestesista, cirurgião, ginecologista e obstetra, pediatra, médico plantonista e técnico em enfermagem. Também tinha oportunidades de criar cadastro reserva para assistente social, enfermeiro, locutor de rádio, farmacêutico, motorista, operador de máquina, operador de mesa e operário.
Enquanto não são divulgados os aprovados no concurso nem o prazo para nomeação, a prefeitura optou por fazer uma tomada de preços - somente para médicos - para agilizar a abertura do bloco cirúrgico do hospital da cidade. Com isso, também nesta sexta será publicado o primeiro processo licitatório, para anestesista, ginecologista, cirurgião geral e profissional de serviços vasculares. Na próxima segunda-feira (6), será aberto o processo para médicos plantonistas. Quando todos forem contratados, a unidade começará a funcionar.
A Objetiva Concursos foi alvo de uma operação do Ministério Público por suspeita de fraude em concursos. Os alvos da operação foram processos licitatórios nos municípios de Santiago, Mata e São Vicente do Sul, além de Dom Feliciano, Campo Bom e Sananduva. Conforme o Ministério Público, a empresa foi liberada para continuar com os processos.
Além de São Pedro do Sul, Paraíso do Sul também teve o processo retomado. Até esta sexta-feira, segue o período de recursos para as provas práticas e de títulos. A partir do dia 13 de agosto, será divulgado o resultado final destas provas e, no dia seguinte, o sorteio público, em caso de empate. A listagem final ainda não tem data para ser publicada.
Conforme o departamento jurídico da Objetiva, a empresa foi autorizada pela Justiça a retomar todas as operações no final do mês de julho.