Após recesso para as férias escolares, o ano letivo da rede municipal se inicia em 14 de fevereiro nas instituições de Educação Infantil e nas escolas comunitárias que mantêm parceria com a prefeitura. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) ressalta, no entanto, que turmas de Educação Infantil de escolas de Ensino Fundamental só retornam em 15 de março. O começo das aulas nas escolas de ensinos Fundamental e Médio e no Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores será um dia antes, em 14 de março.
De acordo com a Smed, as instituições que terminaram tardiamente o ano letivo de 2017 voltarão às atividades depois das férias, variando a data conforme a unidade.
Na rede estadual, a maior parte, cerca de 60%, começam as aulas dia 26 de fevereiro. No Interior, para se adaptar ao calendário das escolas municipais, algumas instituições terão o ano letivo iniciado antes, em 19 de fevereiro. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a medida é necessária pois o transporte escolar é realizado de forma conjunta.
As escolas que estão em recuperação de greve terão o início de ano letivo postergado. Cerca de 1% voltará apenas em abril.
O recesso de julho ocorrerá entre os dias 23 e 29, e o final do ano letivo está marcado para 21 de dezembro.
Grande parte das instituições de ensino da rede privada retomam as aulas no dia 19 de fevereiro, conforme calendário sugerido pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS). De acordo com o presidente do Sinepe/RS, Bruno Eizerik, cada instituição tem autonomia para definir suas datas, desde que os 200 dias letivos previstos em lei sejam cumpridos.
Ensino Superior
Segundo o Sinepe, algumas instituições de Ensino Superior retomam as atividades no dia 19 de fevereiro. É o caso da Ulbra e da Uniritter. A Unisinos dará início as aulas no dia 26 de fevereiro e a PUCRS, em 5 de março.