Começou na manhã desta quarta-feira (21) a chamada oral da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para o Campus de Santa Maria. A cidade é a que mais oferece vagas: são 1351. Por isso, serão cinco dias de chamada oral, seguindo até domingo, em dois turnos a cada dia.
No site da instituição, está disponível a lista com a colocação dos inscritos na chamada oral e também o número de vagas disponíveis para cada curso, em cada cota.
Os candidatos precisam checar o dia e o turno em que o seu curso terá a chamada oral. Além disso, é preciso também conferir a documentação exigida para confirmar a matrícula. Quem estiver com a documentação incompleta não terá a vaga confirmada. Mas ainda terá 48 horas para regularizar a documentação e efetivar a matrícula. Caso haja vagas não preenchidas após a primeira chamada oral, será feita uma nova chamada oral nos dias 2 e 3 de março.
Na lista regular do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, 48% das 3.193 vagas disponíveis foram preenchidas. Com as chamadas orais, a expectativa é completar até 96% das vagas. Os aprovados começam o ano letivo agora em março na UFSM.
Para o segundo semestre, terá o Sisu 2, e depois novas chamadas orais na UFSM. Para ingresso em agosto, a UFSM também tem cerca de três mil vagas disponíveis. Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio de 2017.