Um ranking divulgado nesta quinta-feira (20) colocou 12 universidades brasileiras entre as 20 melhores da América Latina. A única gaúcha que aparece no top 20 é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), na 16ª posição. Outras duas instituições de ensino do RS estão no levantamento da revista britânica Times Higher Education (THE).
Classificação das gaúchas:
16º - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
51-60 - Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)
61-70 - Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)
Considerado um dos principais rankings internacionais de universidades, o THE avalia as instituições em quesitos como ensino, influência das pesquisas acadêmicas e perfil internacional. O Brasil é o país mais bem colocado, com 32 instituições na lista, sendo 18 entre as 50 melhores. No entanto, no ano passado o desempenho foi melhor: eram 23 universidades no top 50.
Leia mais:
Novas regras do Fies: 100 mil vagas serão oferecidas com juro zero
Inadimplência em faculdades privadas foi de 9% em 2016
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), normalmente listada entre as melhores instituições de Ensino Superior do Brasil em avaliações, não aparece no levantamento. Segundo o editor do ranking Phil Baty, para ser incluída na classificação, a universidade precisa repassar um número mínimo de informações para embasar a pesquisa - como número de alunos matriculados, de funcionários, recursos disponibilizados e pesquisas. No entanto, os dados encaminhados foram considerados insuficientes. Na mesma situação está a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A assessoria da UFRGS disse que a partir deste ano o ranking passou a exigir dados mais detalhados, por área do conhecimento, e a instituição não conseguiu reunir todas as informações a tempo. A universidade disse que considera importante as avaliações internacionais e que vai criar um grupo de trabalho para analisar a demandas por dados.
Já a UFSM respondeu a reportagem por meio de nota dizendo que recebeu "confirmação de participação no ranking pela Times Higher Education" e que entrará em "contato com a instituição para averiguar o que ocorreu."
10 melhores
1- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil
2- Universidade de São Paulo (USP) – Brasil
3- Pontifícia Universidade Católica do Chile – Chile
4- Universidade do Chile – Chile
5- Universidade dos Andes – Colômbia
6- Instituto de Tecnologia e Ensino Superior de Monterrey – México
7- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Brasil
8- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil
9- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Brasil
10- Universidade Nacional Autônoma do México – México
Confira a lista completa no site do THE.