As escolas municipais Afonso Guerreiro Lima (Lomba do Pinheiro), Nossa Senhora do Carmo (Restinga), Anízio Teixeira (Moradas da Hípica) e Ildo Menegheti (Sarandi) integram projeto piloto para instalação de wifi no sistema de educação em Porto Alegre. O contrato que prevê a internet livre na rede de ensino de Porto Alegre foi assinado na manhã desta quarta-feira (17) pelo prefeito José Fortunati, secretária Cleci Jurach e pelo diretor-presidente, Mario Luís Teza.
O objetivo é que alunos e professores tenham acesso à tecnologia da informação em todas as áreas das escolas e com isso haja o aprimoramento da educação.
"A internet livre irá colaborar com a educação e também é um benefício para a comunidade que poderá usufruir o wifi", destaca a secretária municipal de educação,Cleci Jurach.
As quatro unidades que integram o projeto piloto foram escolhidas por estarem preparadas para receber o serviço e devido a área onde estão localizadas.
Segundo a titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Cleci Jurach, as demais 94 unidades devem ser beneficiadas em 2017. Isso vai depender da obtenção de financiamento de US$ 82 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Para tanto, uma comitiva irá a Brasília no final deste mês, a fim de garantir o valor solicitado. A verba será utilizada para qualificação da rede municipal de ensino como gestão, tecnologia, predial e construção de novas escolas.
"As novas tecnologias tem q ser objetos transformação pedagógica", comenta o prefeito José Fortunati. Ele destaca ainda que este será um dos legados que pretende deixar para a nova gestão.