Mais uma universidade de Portugal passou a aceitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seus processos de seleção de brasileiros. Nesta semana, a Universidade do Porto fechou convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o exame no Brasil, tornando-se a 12ª instituição portuguesa a utilizar o Enem como critério de seleção.
A Universidade do Porto é uma das maiores de Portugal e está entre as cem melhores da Europa. O presidente em exercício do Inep, Carlos Eduardo Moreno, destacou que esse acordo é um incentivo para os participantes do Enem.
– É importante ressaltar que as avaliações do Inep, em especial o Enem, produzem oportunidades para os estudantes se qualificarem em boas universidades no Brasil e no Exterior.
O investimento para ingresso é de três mil) euros. Estudantes estrangeiros com língua portuguesa pagam a metade desse valor.
Com uma escola de gestão, a Universidade do Porto conta com 14 faculdades e cursos de licenciaturas e mestrados integrados, mestrados, doutoramentos e educação contínua. Atualmente, tem cerca de 32 mil estudantes, 650 programas de formação e cursos que abrangem todos os níveis de ensino.
Outras instituições portuguesas que aceitam o Enem
Universidade de Coimbra
Universidade do Algarve
Universidade de Aveiro
Universidade de Lisboa
Universidade do Porto
Instituto Politécnico da Guarda
Instituto Politécnico de Portalegre (IPP)
Instituto Politécnico do Porto (IPP)
Instituto Politécnico de Leiria (IPL)
Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)
Instituto Politécnico de Barcelos (IPCA)
Instituto Politécnico de Coimbra