Há três anos, o consultor empresarial Marcel Spadoto recebeu o convite para um café de um de seus contatos no Linkedin. A partir desse encontro, ele conheceu uma associação de consultores, ministrou cursos para outros colegas e se tornou diretor de parceria da entidade, além de conhecer outros profissionais que alavancaram a carreira. Atualmente, ele coordena um grupo de consultores com cerca de 40 pessoas, que trocam indicações de negócios. Esse trecho da história de Marcel é um exemplo do protagonismo da rede profissional nas relações de mercado e no crescimento da carreira.
– O Linkedin é uma ferramenta que possibilitou a expansão e potencialização do meu networking e consequentemente da minha carreira, especialmente como consultor empresarial. Hoje, também tenho usado para colaborar com outras pessoas, especialmente com aqueles que estão buscando uma nova oportunidade de trabalho – diz o consultor de São Paulo.
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Saiba como cadastrar-se no LinkedIn
Apesar da importância do Linkedin no mundo dos negócios, muita gente não sabe como aproveitar as potencialidades da ferramenta a seu favor. No Brasil, terceiro país em número de usuários no mundo – são 23 milhões de perfis –, ainda prevalece a ideia de que o Linkedin é uma plataforma para quem está desempregado.
– A ferramenta não serve somente para procurar emprego e, sim, para fazer networking. Pense sempre: seja interessante e não interesseiro. Procurar pelas pessoas somente no momento que se precisa não é a melhor forma de fazer networking. Além disso, o Linkedin é uma ótima ferramenta para fazer negócios – recomenda a coordenadora do Escritório de Carreiras da PUCRS, Ana Carolina da Silva.
Mas não basta criar um perfil no Linkedin e achar que o resto fica por conta da internet. Esse, aliás, é um dos equívocos mais comuns apontados por especialistas nessas ferramentas. É preciso atualizar constantemente as informações e participar de grupos e discussões. Mantê-lo inativo causa uma péssima impressão entre recrutadores e pode comprometer a conquista de uma boa oportunidade e afastar contatos.
– Recomendo que as pessoas usem o Linkedin diariamente, porque a história profissional de uma pessoa é construída dia a dia. É preciso dedicação – reforça Cristiano Santos, consultor de mídias sociais da Editora Globo.