Ser aprovado no vestibular, em muitos casos, já basta para deixar um candidato contente. Mas que tal se essa aprovação significasse também outra conquista: uma bolsa para estudar no Exterior, durante até um ano, como parte da formação? Pois é essa a chance que o próximo processo seletivo do UniRitter vai oferecer aos seus 50 primeiros colocados.
MEC lança programa para integrar cursos de pós-graduação de países do Brics
O benefício, além do ingresso no Ensino Superior, será poder escolher entre universidades da América do Sul e Europa, além de Estados Unidos, Índia e Austrália, para passar uma temporada de estudos. Será possível se matricular em disciplinas equivalentes às do curso no Brasil, com aproveitamento de créditos e, em alguns casos, possibilidade de dupla titulação. A formatura, inclusive, pode ser realizada na instituição estrangeira.
- Os 10 primeiros colocados poderão escolher livremente seu destino, dentre as universidades parceiras, e para os demais vamos distribuir bolsas em diversos países. Nesses casos, a definição vai depender também do curso. É uma iniciativa a que os nossos calouros e futuros alunos estão respondendo muito bem. Alguns até quiseram se inscrever de novo no vestibular - afirma Marc Deitos, diretor de Inovação do UniRitter.
Inscrições para o ProUni estão abertas
É a primeira vez que a instituição, apesar de ser integrante da Rede Laureate International desde 2010, realiza o chamado "vestibular internacional". Mas, assim como em outras universidades, projetos de internacionalização já estão presentes no currículo acadêmico. Cursos da área de negócios - como administração, ciências contábeis e Marketing - contam com disciplinas em inglês, ministradas a distância por professores estrangeiros, desde o primeiro semestre.
Contudo, mesmo com bolsa, a oportunidade de estudar fora não vem sem custos. Somente as taxas de matrícula e mensalidades desse período fora do Brasil estarão garantidas: viagem, hospedagem e demais custos de vida no Exterior ficam por conta do estudante. Quem deseja tentar essa oportunidade no vestibular, que acontece em 27 de janeiro, poderá garantir matrícula no Exterior nos próximos meses e começar as aulas em agosto.
Se der tudo certo nesta primeira experiência, o objetivo do UniRitter para a distribuição de bolsas nos próximos processos seletivos é diversificar ainda mais as universidades disponíveis no Exterior, incluindo novas instituições a cada semestre.
O benefício vale até 2018/2, por um período máximo de um ano, em instituição integrante da Rede Laureate International. Os primeiros contemplados podem começar já em agosto.