O governo do Estado oficializará nesta quarta-feira (16), no Palácio Piratini, a lei que permite investimento privado para obras e necessidades de escolas da rede pública no Rio Grande do Sul. O anúncio foi realizado durante a reabertura da Biblioteca Pública do Estado, quando o governador José Ivo Sartori comunicou que regulamentou a lei referente ao programa Escola Melhor: Sociedade Melhor.
Através da iniciativa, pessoas físicas e empresas poderão acessar o site da Secretaria de Educação e escolher uma das escolas cadastradas para assinar um termo de cooperação a atender a solicitação da instituição.
"São escolas antigas que foram se deteriorando e agora precisam da ajuda do povo gaúcho. Para ter educação de qualidade, precisamos de prédios públicos adequados", afirmou o secretário da Cultura Viera da Cunha.
Segundo ele, em 2015, o governo destinou R$ 110 milhões para obras escolares. No entanto, o valor ainda é insuficiente para toda a rede pública. Somente para a reforma no Instituto de Educação General Flores da Cunha o orçamento supera R$ 20 milhões.
"Os empreendedores podem fazer isso com tranquilidade. Quanto melhor os alunos forem, mais adiante, eles terão colaboradores que tiveram uma boa formação e um grande preparo para trabalhar em seus empreendimentos", disse Sartori.
Os participantes recebem certificado do governo e podem utilizar a iniciativa para propaganda e marketing.