Uma audiência pública debate nesta quinta-feira (28) o déficit de 545 vagas na educação infantil em Bento Gonçalves. O encontro começa às 18h, na Câmara de Vereadores. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a lista de espera tem 450 crianças de até dois anos. Conforme a secretária Iraci Luchese Vasques, as exigências legais de infraestrutura e recursos humanos geram dificuldade até mesmo para encontrar e comprar vagas na rede particular para essa faixa etária.
A construção de duas escolas de educação infantil destinadas apenas a crianças com até quatro anos poderia colaborar para diminuir o problema. Quando ficarem prontos, os prédios terão capacidade para 240 alunos. Mas a secretária admite que o ritmo das obras é lento e que a previsão de funcionamento para março de 2016 não vai se concretizar. A justificativa é o baixo repasse de verbas por parte da União.
O município conta com 19 creches municipais em que 1.900 crianças estudam. Outras 400 vagas são compradas pelo Poder Público em escolas particulares.