No ônibus, no shopping, no parque. A facilidade do acesso aos aplicativos (apps) pode fazer deles uma boa estratégia para tirar ainda mais proveito dos últimos dias de estudos até a prova do Enem, marcada para 24 e 25 de outubro. Com a única exigência de estarem ligados a uma conexão móvel ou wi-fi, eles aprimoram a assimilação de conteúdos e permitem ao aluno revisar matérias a qualquer hora.
- Quem faz uso da tecnologia móvel tem vantagens no momento da prova. Os aplicativos otimizam e intensificam o tempo de estudos e ajudam a dar foco e calma na hora do exame. Em vez de uma única apostila, é possível ter mais olhares sobre a mesma temática - avalia a professora da Faculdade de Educação da
UFRGS Cíntia Inês Boll.
<BR
VÍDEOS: Saiba o que pode cair nas provas objetivas do Enem 2015
Fazer a conexão entre o que está dentro e fora da escola, segundo a coordenadora de Tecnologia Educacional do Colégio Farroupilha, Débora Valletta, é uma das principais funções dos aplicativos e das metodologias de pesquisa orientadas pela internet.
- Os aplicativos podem ajudar a selecionar fontes de informação de meios digitais, a expressar a opinião sobre determinado assunto e relacioná-lo a habilidades exigidas pelo Enem - explica a professora.
RS tem apenas uma escola entre as cem melhores nas provas objetivas do Enem
Os recursos devem ser explorados como um complemento aos estudos, não como fonte principal da preparação. Eles jamais substituirão o livro ou o professor. O ideal é utilizá-los como uma espécie de reforço para manter fresco o conteúdo já estudado ou tirar dúvidas sobre um assunto que ainda não está claro.
- Deve ser um acréscimo ao que já foi visto em sala de aula e em leituras - aconselha o professor de física Paulo Vicente, do Instituto Federal da Bahia, que criou um aplicativo para o Enem.
Confira alguns apps que podem ajudar a melhorar o desempenho na prova. Para calibrar a concentração, lembre-se de que é possível desabilitar no celular as notificações de redes sociais e mensagens enquanto estuda.
Em vídeo, confira algumas dicas bacanas para as provas do Enem: