O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu nesta-segunda-feira as inscrições para monitoria e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Até o dia 15 de julho, servidores do Poder Executivo federal podem se candidatar, desde que não estejam de licença, em afastamento ou inativos, nem tenham parentes de segundo grau, cônjuges ou companheiros participantes da prova.
A expectativa do Inep é reunir cerca de 25 mil servidores, que entrarão para a Rede Nacional de Certificadores (RNC). Eles devem apresentar certidões negativas de pendências na Justiça Federal, na Polícia Federal e na Receita Federal. Na seleção, serão considerados aspectos como idade, formação acadêmica, titularidade e o município de atuação. Também terá importância o rendimento individual demonstrado na capacitação à distância a que os pré-selecionados serão submetidos.
Os selecionados receberão gratificação por encargos de cursos ou concursos (GECC) e terão carga horária de oito a 12 horas por dia, sendo as provas aplicadas em 24 e 25 de outubro. A inscrição deve ser feita na página da RNC na internet. As informações são do Ministério da Educação.