O intercâmbio de ideias entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho dita o ritmo da quarta edição do Open ESPM, evento que ocorre a partir de segunda-feira na ESPM-Sul, em Porto Alegre. A maratona de conhecimento é aberta a estudantes do Estado, mediante inscrição pelo site.
Em cinco dias, haverá palestras e workshops sobre temas relativos aos cursos oferecidos pela escola: Administração, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda, Design e Jornalismo.
- A convergência entre academia e mercado é essencial. Essa semana será de troca e de aprendizagem - aposta a professora Karine Moura Vieira, responsável pela coordenação ao lado do professor Rogério Abreu.
O Open ESPM prioriza palestrantes renomados em suas áreas de atuação. A palestra de abertura será comandada por Cezar Freitas, diretor de jornalismo da RBS TV, que falará sobre como os novos jornalistas devem encarar o mercado de trabalho.
Apesar de o evento ser voltado a estudantes da graduação, também é uma oportunidade para quem está no Ensino Médio conhecer melhor os cursos. Karine ressalta que não há restrições.
- Não tem pré-requisito. Pode ser uma porta de entrada para quem quer conhecer mais sobre o curso - destaca.
Fique sabendo
O Open ESPM conta com uma novidade: o Prêmio Universitário Rodolfo Lima Martensen. Até amanhã, alunos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design podem inscrever seus trabalhos audiovisuais desenvolvidos no primeiro e segundo semestres letivos de 2014. O objetivo do prêmio é promover e incentivar a produção audiovisual universitária. Os vencedores serão conhecidos no dia 22.
Programe-se: Open ESPM
Quando: De 18 a 22 de maio
Onde: ESPM-Sul (Rua Guilherme Schell, 350, bairro Santo Antônio, POA)
WORKSHOPS (R$ 30): 14h às 18h.
Terça, 19 de Maio de 2015
Ana Lúcia Pereira - A Coréia do Norte no século XXI: mito e realidade
Giovanni Pereira - Fundamentos da ilustração publicitária
Leandra Saldanha - Ambientação de vitrines temáticas
Marcia Veiga - Gênero, cultura e alteridade: o jornalismo na construção simbólica e nos processos sociais
Nelmar Vacari - Empreendedorismo na prática: os desafios de fazer seu negócios acontecer!
Ubiratan Silva - Maquiagem artística: criação e execução para desfiles de moda
Quarta, 20 de Maio de 2015
Alexandre Bach - Comunicação Popular: o desafio de falar com a maioria
Antonio Rabadan - Prática de figurino e moulage
Eduardo Miguel Silva - A evolução dos hábitos de consumo e a atuação de marketing
Manuel da Costa - Fotografia artesanal: imagens de luz e prata
Quinta, 21 de Maio de 2015
Carolina Fillmann - Design editorial: aprenda a fazer cadernos e livros artesanais de forma simples
Christian Tudesco - Marketing e Relacionamento em Mercados Multicinectados
Helena Dal Pizzol - Negócios Digitais: o marketing moderno ainda precisa do marketing tradicional?
Kiko Ferraz - Sound Design: como criar sensações e emoções por meio do som
Marcelo Noetzold - Incubadoras e Aceleradoras um bate papo sobre novas tendências - Para onde vamos?
Rosane Marchetti - Desafios da Grande Reportagem
Sexta, 22 de Maio de 2015
Anelise Bittencourt - O mundo colaborativo: as novas formas de fazer negócios
Fernando Bakos - Oficina de Ruídos: experimentações criativas sonoras
Marçal de Menezes - África para além dos estereótipos: cultura, política e relações internacionais
Rodrigo Rosp - Escrever e editar: técnicas de linguagem para profissionais do texto
Sheron Neves - Transmedia storytelling e engajamento na cultura da conexão
PALESTRAS (R$ 15): 19h30min Inscrições: até 17 de maio
18/5 - Cezar Freitas, diretor de jornalismo da RBS TV.
Tema: Como as Novas Gerações de Jornalistas Devem Estar para Encarar o Mercado de Trabalho.
19/5 - Marco Bezerra, vice-presidente de criação da DM9Sul.
Tema: Como Ser uma Agência Criativa e Competitiva Fora do Eixo Rio-SP.
20/5 - Janaína Silveira, executiva do Grupo In Press.
Tema: Made for China: o Brasil Ante o Dragão Asiático
21/5 - Beto Lima, sócio-diretor do Studio Beto Lima Design & Comunicação.
Tema: Branding + Rio: Cases de Branding Cariocas
22/5 - Bruno Rodrigues, líder comercial da reestruturação da TVCOM.
Tema: TVCOM: Inovação e Gestão da Mudança, a Reconstrução de um Produto Relevante em uma Empresa Tradicional