O sonho de ser jogador pode ter ficado lá na infância, mas isso não exclui a possibilidade de os amantes do futebol trabalharem nesse esporte. Além da graduação em Educação Física, há opções de cursos de extensão, tecnólogo e pós-graduação na área. São voltados para estudantes formados em diferentes faculdades, curiosos e até pessoas com carreiras consolidadas.
- Já passou o tempo em que "ser boleiro" era suficiente para atuar no futebol. Hoje, é necessário um alto grau de especialização. No Brasil, essa mudança está acontecendo de forma lenta, mas já está ocorrendo - diz Hamilton Roschel, coordenador do Bacharelado em Esporte da Universidade de São Paulo (USP), que prepara os alunos para trabalhar com planejamento, administração, organização e execução em diferentes modalidades, como o futebol.
Entre os enfoques dos cursos - treinamento, técnica e performance, por exemplo -, um chama atenção pela grande oferta: a gestão esportiva. Para além das quatro linhas do campo, o futebol inclui atuação na administração dos clubes, no marketing das marcas, no comando de negócios próprios (escolinhas, por exemplo) e, em meio a tudo isso, ainda há a gestão de pessoas, recursos e investimentos.
- Profissionalmente, existem muitos meios para atuar. A gestão ajuda a ter essa visão ampla - explica Luiz Afonso Gomes, coordenador do curso de pós-graduação Futebol e Futsal: do Treinamento à Gestão, do IPA.
A oferta de cursos ligados ao futebol tende a crescer, segundo Everson Bello, coordenador da pós-graduação em Gestão Profissional do Futebol, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em parceria com Internacional e Unificado.
- É um mercado inacabável. O futebol vai precisar cada vez mais de especialistas - aposta.
- Os gestores são muito mais cobrados atualmente, tanto pelos clubes quanto pelo mercado - completa a coordenadora de pós-graduação da Faculdade Sogipa, Anneliese Schonhorst.
QUIZ: o quanto você sabe sobre gestão em futebol?
Fonte: coordenação do Curso de Extensão em Gestão de Clubes de Futebol, parceria do Grêmio com a Unisinos
Formação em diferentes níveis
A Faculdade Drummond, em São Paulo, prepara quem deseja ser técnico ou assessor do treinador. Desde 2007, a instituição oferece o tecnólogo em futebol, que aborda aspectos táticos e físicos, além de planejamento e gestão.
- Trabalhamos todas as vertentes do futebol, explorando técnica e arbitragem, por exemplo - explica o coordenador Pedro Luiz Bulgarelli.
No Rio Grande do Sul, as opções ficam restritas aos cursos de extensão e pós-graduação. Desde 2014, a Unisinos e o Grêmio oferecem, em parceria, o curso de extensão em Gestão de Clubes de Futebol, com o objetivo de formar administradores.
- O profissional pode ter oportunidades no Grêmio, mas se prepara para trabalhar em qualquer time - adianta Rodrigo Dalcin, gerente de capacitações e cursos de extensão da Unisinos.
O Internacional firmou parceria com a Unisc e o Unificado na pós-graduação em Gestão Profissional do Futebol, que teve sua primeira turma há cinco anos. Com ênfase em administração, gestão e marketing, o curso pretende aproximar os alunos da realidade do mercado.
Profissional de Educação Física, Rafael Fernandes, 32 anos, viu no curso uma boa oportunidade para se qualificar. Hoje, ele é um dos diretores das categorias de base do Inter.
- Estou colocando em prática o que aprendi lá. Ser diretor de futebol é gerir pessoas - afirma.
Além de parcerias com clubes, as universidades têm cursos próprios. A pós do IPA será lançada neste ano para capacitar profissionais, empreendedores e administradores. Para Luiz Afonso Gomes, responsável pelo curso, a gestão é cada vez mais valorizada.
- O futebol não é somente treinamento - diz.
Entre as ofertas, também estão uma pós e um MBA ministrados na Sogipa. A especialização Ciências do Movimento Humano tem uma matriz comum que trata de temas como exercícios físicos e nutrição esportiva e, depois, o aluno pode escolher em que área quer se aprofundar.
Parceiro da Liga de Futebol Profissional da Espanha, o MBA Internacional em Gestão Esportiva, da Sogipa, foca em administração, recursos humanos, gestão econômica, aspectos jurídicos, marketing e eventos. A certificação é feita em conjunto com a Universidade Católica Santo Antônio, de Murcia, na Espanha.
- Os gestores podem ser dirigentes de clubes ou professores de escolinhas. A administração vai além dos times de futebol - afirma Anneliese.
No comando do time ou do jogo
Se a ideia não é ficar longe do campo, as carreiras de árbitro e treinador podem ser opções para quem pretende fazer do futebol um caminho profissional. Ambas não necessitam de faculdade, e isso tem gerado discussões entre sindicatos de treinadores e conselhos de Educação Física. Para apitar partidas oficiais, é preciso curso de arbitragem oferecido pela Federação Gaúcha de Futebol.
O profissional pode trabalhar em campeonatos da instituição, além de abrir possibilidade para apitar jogos da CBF e da Fifa. Com relação às ambições de ser técnico, o Sindicato dos Treinadores Profissionais do Rio Grande do Sul disponibiliza curso profissionalizante para atuar na área, mas quem é formado em Educação Física também pode trabalhar na profissão.
CURSOS OFERECIDOS NO RS
Futebol e Futsal: Do Treinamento à Gestão
A pós-graduação do IPA terá sua primeira edição neste ano. Entre os tópicos que serão abordados, estão planejamento, gestão, análise esportiva e empreendedorismo. Para participar, é necessário ter curso superior em qualquer área. A duração é de aproximadamente dois anos. As inscrições estão abertas em metodistadosul.edu.br.
Gestão Financeira no Futebol
Em 16 horas, o curso de extensão da Unisinos busca qualificar o aluno quanto às ferramentas de controle gerencial e orçamentário das organizações esportivas, em especial os clubes de futebol. Não há impeditivos para participar, mas o foco são pessoas que trabalham na área. A universidade (unisinos.br) deve abrir turmas em breve, mas ainda não há data definida.
Gestão Profissional do Futebol
Parceria entre Internacional, Unisc e Unificado, a pós-graduação já é oferecida há cerca de cinco anos. O foco é a formação de gestores e dirigentes que atuem no meio do futebol. Com duração de aproximadamente dois anos, o curso não está com turmas abertas no momento. A coordenação planeja algumas alterações no currículo e deve abrir novas inscrições ainda neste ano. Mais informações no site unisc.br.
Gestão de Clubes de Futebol
Oferecido pelo Grêmio em parceria com a Unisinos, o curso de extensão teve suas primeiras turmas no ano passado. O foco é formar novos gestores de clubes. Entre os pontos abordados, estão marketing, finanças, gestão de pessoas, inovação empresarial e formação de jogadores. O curso já está com aulas em andamento e há previsão de abrir nova turma no ano que vem. Para se candidatar, é preciso ser sócio do Grêmio e comprovar graduação superior completa ou cursando. Mais informações em unisinos.br/gremio.
Ciências do Movimento Humano - Aprofundamento em Futebol
A pós-graduação tem uma matriz comum para diferentes áreas, tratando de temas como nutrição esportiva, treinamento e aspectos biológicos da atividade física. Nos últimos meses do curso, que tem duração de um ano e meio, há a possibilidade de aprofundar uma área específica, como o futebol. A ideia é possibilitar que o aluno tenha contato direto com um local relacionado ao tema, por exemplo, um clube. As inscrições estão abertas em faculdadesogipa.edu.br. Não é exigida graduação específica.
MBA Internacional em Gestão Esportiva
O principal objetivo é capacitar os futuros administradores esportivos para desempenhar a direção de organizações, com ênfase especial em gestão e planejamento. Por ter como um dos principais parceiros a Liga de Futebol Profissional da Espanha, o curso acaba sendo bem direcionado a esse esporte. O MBA é reconhecido pela Universidade Católica Santo Antônio, de Murcia, na Espanha, e tem duração de um ano e meio. Podem participar pessoas com diferentes graduações, sem restrições. O lançamento ocorrerá no segundo semestre deste ano.