Que o comportamento nas redes sociais serve de termômetro na hora de uma empresa contratar um funcionário, todo mundo já sabe. Mas o movimento inverso está cada vez mais comum: candidatos e interessados procuram mais informações nas redes sociais sobre as empresas nas quais querem trabalhar.
Empresas ficam de olho nas redes sociais na hora de recrutar candidatos
Entenda as 5 principais etapas das dinâmicas de grupo
- As empresas são admiradas nas redes sociais não só por seu produto/serviço, mas também pela sua postura. Hoje, os candidatos procuram não apenas um emprego, mas também um ambiente onde eles podem crescer como profissionais e como cidadãos - afirma Paulo Kendzerski, presidente da agência digital WBI Brasil.
Confira 3 dicas para fazer sua empresa chamar a atenção nas redes sociais
De acordo com o especialista, a empresa pode se tornar atraente nas mídias sociais, mostrando seu dia a dia, o ambiente de trabalho e as ações desenvolvidas junto às comunidades onde elas atuam.
Para Laura Borges, redatora da agência digital W3haus, publicar conteúdos relevantes e ter uma atualização constante nas redes sociais são grandes diferenciais nas empresas que chamam a atenção.
- Tem que ter cuidado no que postar. Postagens que querem ser engraçadas e divertidas às vezes geram comentários negativos e são ridicularizadas - explica.
Segundo os especialistas, a empresa precisa estar presente em todas as redes sociais nas quais seu público-alvo está, e isto varia conforme o tipo de negócio.
- É importante entender que a linguagem a ser utilizada deve variar de acordo com a rede social. Se o Facebook permite uma interação mais informal, no Linkedin a linguagem dever ser formal e, no Instagram, a chamada deve ser mais provocativa. O mesmo acontece na questão dos horários de postagens. Se o Facebook tem uma grande audiência no horário das 21h e a empresa atende o consumidor final, esse é o horário ideal de publicar - lembra Kendzerski.
E o site? Morreu?
Muito longe disso. Apesar de as redes sociais serem um grande pilar na comunicação digital de uma empresa, o site não pode ser esquecido. É o que defende a professora de Marketing Digital da ESPM-Sul, Claudete Tavares.
- Nas redes sociais, podemos ver como as empresas se comunicam com seus públicos, mas quando um candidato quer decidir entre uma empresa ou outra sobre uma vaga, ele entra no site. É lá que ele vai encontrar todas as informações formais e detalhadas sobre o negócio. Por isso, não se pode esquecer dos sites, que são mídias proprietárias, nas quais as empresas vão mostrar como são e o que oferecem - afirma Claudete.