Seguem até 31 de março as inscrições para a décima primeira Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Podem participar alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e de todo o período do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas pelas escolas, por meio do site da Olimpíada.
Brasil conquista medalhas de ouro e prata em olimpíada de Matemática
Brasileiro ganha medalha considerada "Nobel da Matemática"
Na edição de 2015 serão distribuídas 6,5 mil medalhas, sendo 500 de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze, além de menções honrosas. As Olimpíadas serão divididas em duas etapas. No dia 2 de junho, acontecem as provas da primeira fase. Os alunos classificados farão a prova da segunda fase no dia 12 de setembro, e os resultados serão divulgados no site da Olimpíada no dia 27 de novembro.
Leia mais notícias de Educação
Os 6,5 mil medalhistas da OBMEP 2015 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que será realizado ao longo de 2016. Além de premiar os estudantes com melhor desempenho na prova da segunda fase, a OBMEP também premia professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos seus alunos.
Promovida com recursos dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), a Olimpíada foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.