A prefeitura de São Gabriel emitiu decreto em que desapropriou o prédio onde funciona o Campus 3 da Universidade Regional da Campanha (Urcamp), situada no município.
O decreto Executivo assinado pelo prefeito Roque Montagner (PT), é do fim de agosto, e considera que São Gabriel precisa da área para a ampliação da sede da Câmara de Vereadores e também para a construção de um centro de eventos municipal.
O imóvel, de pouco mais de um hectare é de propriedade da Fundação Átila Taborda, mantenedora da Urcamp, fica na Avenida Antônio Trilha, na entrada da cidade.
O procurador-jurídico da prefeitura, Guilherme Abib, destaca que, atualmente, São Gabriel não conta com um espaço para comportar atividades como a Estância da Canção Gaúcha entre outros eventos:
“Infelizmente não temos um espaço adequado. É tudo no improviso”
Também está nos planos do governo municipal viabilizar a ampliação da sede da Câmara de Vereadores. Hoje, o prédio estaria com a estrutura defasada e já não comportaria as necessidades do Legislativo local, assegura o procurador. Além disso, o custo de uma ampliação e, até mesmo, de uma reforma, seria inviável aos cofres do município. Na atual legislatura, a Câmara passou de 9 para 15 vereadores.
Ainda não há definição do custo da desapropriação
A prefeitura afirma estar em tratativas com a direção da Urcamp para definir eventuais valores quanto à desapropriação, conforme o procurador-jurídico. Porém, segundo ele a instituição de Ensino Superior teria sinalizado favoravelmente à desapropriação. A reportagem da Rádio Gaúcha não localizou quem falasse pela Urcamp sobre o tema.
Se houver acordo entre as partes, a ideia da prefeitura é fazer com que o sede da Câmara de Vereadores seja um espaço de uso público para, por exemplo, a realização de exposições turísticas. A prefeitura conta com uma comissão própria para tratar do tema junto à Urcamp.