As mudanças anunciadas na quinta-feira (22) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no processo seletivo da instituição causaram surpresa para grande parte dos setores da cidade. O Cepe divulgou que o vestibular seria extinto, passando a vigorar como forma de ingresso apenas o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism) afirma que as consequências da mudança no processo seletivo terão impacto na economia e também influenciarão em questões sociais. O presidente da Cacism, Luis Fernando Pacheco, teme pela exclusão dos estudantes da região do processo de seleção.
"A consequência mais nefasta não é econômica, é social. Nós vamos ver ao longo do tempo uma invasão de pessoas de outras cidades, de outros Estados, enquanto que as pessoas da nossa região nao terão essa oportunidade."
Entre os cursos pré-vestibulares, a sensação foi de surpresa.
"Nós não nos manifestamos contra a mudança, nós acreditamos nessa mudança, eles estão tentando fazer uma coisa melhor. Mas a forma que foi feito em Santa Maria, realmente, nos surpreende", disse a professora Denise Braga Lopes.
Já o Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSM, Albertinho Luiz Gallina, acredita que a extinção do vestibular faz parte do processo de inclusão e interiorização da universidade, levando o ensino superior a um número cada vez maior de estudantes.
"A gente vai ter um processo que atende a uma demanda de estudantes que não tem - por várias razões- possibilidade de vir fazer o vestibular na instituição. A interiorização e a inclusão são dois valores fundamentais no processo de ampliação do ensino superior."
A partir de 2015, a UFSM usará apenas o Sisu como processo seletivo, modelo que vem sendo adotado por grande parte das instituições federais de ensino pelo País. A partir de agora, os estudantes que queiram concorrer a uma vaga terão obrigatoriamente que realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que encerra o prazo de inscrições nesta sexta-feira (23).