Aquele dinheirinho da poupança, o FGTS resgatado ou um valor extra de uma herança inesperada podem se tornar uma boa oportunidade de negócio. Opções de franquias de baixo custo se multiplicam no Brasil - somente em 2012, foram movimentados mais de R$ 4,5 bilhões nesse segmento, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) - e são perfeitas para quem está flertando com o empreendedorismo, mas não tem experiência na área nem muitos recursos.
Segundo Edson Ramuth, diretor de microfranquias da ABF, as marcas que necessitam menor investimento inicial se caracterizam por, em geral, não precisarem de ponto comercial logo na largada. Por essa razão, a grande maioria das empresas com esse formato são voltadas para a área de serviços.
- Mas nem tudo é facilidade em negócios desse tipo. Em alguns casos, os donos começam sem a possibilidade de contratar funcionários e precisam botar a mão na massa mesmo - salienta Ramuth.
Outra vantagem das franquias de baixo custo é a possibilidade de obter retorno financeiro mais depressa. Em contrapartida, Bruna Eboli, coordenadora Regional da Endeavor RS, lembra que o lucro está atrelado ao investimento inicial:
- A microfranquia não é diferente dos demais empreendimentos. Existem muitos fatores atrelados ao rápido retorno, como comportamento e tamanho do mercado em questão, produto, segmento e modelo do negócio, entre outros.
Os ganhos acompanham o crescimento do negócio. De acordo com Marco Imperador, sócio-diretor do Grupo Zaiom de microfranquias, as empresas com esse perfil têm faturamento médio mensal de R$ 15 mil a R$ 50 mil. Resultados animadores podem ser garantidos para quem está disposto a aprender com o processo.
- O empreendedor tem todo o suporte de um franchising tradicional, mas a exigência de dedicação é maior. Nas empresas maiores, o dono pode até contratar um gerente e delegar funções, preocupando-se apenas com os números finais. Em uma franquia menor, não terá essa oportunidade - ensina Imperador.
Uma opção para cada bolso
Até R$ 20 mil
Características: Em geral, são negócios que funcionam em esquema de home office, com poucos ou nenhum funcionário, ao menos no início. O dono costuma ser a mão de obra mais importante, quando não a única.
Vantagens: Não há despesa com a locação do ponto. Segundo especialistas, isso pode significar uma redução de 80% no valor de investimento inicial do negócio. Se for operado apenas pelo dono, o franqueado ainda escapa da folha de pagamento e dos impostos trabalhistas.
Desvantagens: O franqueado precisa ter muita disciplina para trabalhar em casa, não misturando os assuntos pessoais com os da empresa (inclusive as despesas extras que se somarão às contas de luz e telefone). Se for trabalhar sozinho, também terá de assumir uma carga de trabalho maior e, eventualmente, poderá contratar serviços temporários ou externos para suprir a falta de pessoal.
Perfil do empreendedor: Pessoas em busca de abrir o primeiro negócio próprio, mas que têm pouco dinheiro para investir ou que não estão dispostas a correr maiores riscos.
Tempo para retorno financeiro: Por volta de seis meses.
Tipos de negócios: Serviços em geral, informática, trabalhos domésticos, aulas particulares, marketing, reparos e reformas, consultorias em geral, estética, entre outros.
Cuidado profissional
Quando Elisiane Toldo e o marido Maique Pierre da Silva (foto acima) pensaram em montar um negócio, levaram em conta a experiência de ambos como técnicos de enfermagem. A dúvida estava em abrir uma empresa própria ou uma franquia. Após pesquisas, conheceram a Home Angels, franquia de cuidadores de pessoas, e se encantaram com a ideia.
- Por se tratar de um serviço no qual o profissional estará lidando com alguém em situação de fragilidade, é muito importante que o cliente se sinta seguro. Optamos, então, por ter a garantia de uma marca de confiança - destaca Elisiane.
A empresa começou com três funcionários em 2011 e hoje trabalha com 40. A expectativa dos proprietários da unidade Moinhos de Porto Alegre, que já tiveram retorno do investimento, é prospectar 70% a mais de clientes até o fim do ano.
De R$ 20mil a R$ 60 mil
Características: Na sua maioria, franquias nessa faixa de valor necessitam de espaços próprios. Algumas atividades exigem locação de ponto e equipamentos específicos para produção/execução. Por esse valor, dificilmente esse negócio estará localizado em um shopping ou centro comercial (cujas despesas, em geral, são mais altas).
Vantagens: O ponto físico ajuda a dar destaque ao negócio se o proprietário investir previamente na pesquisa do local, do público que circula pela região, das características dos moradores ou trabalhadores do entorno, por exemplo. É importante, nesses casos, dedicar bastante atenção à fachada do empreendimento, para que seja atraente a quem passa na rua.
Desvantagens: Um espaço comercial, como shopping, ou centro comercial, costuma funcionar em horários fixos, não permitindo ao proprietário maior flexibilização do tempo de trabalho.
Perfil do empreendedor: Quem investe em uma franquia nessa faixa de valor costuma ter poupado há um certo tempo para abrir o negócio e tem expectativas maiores em relação à empresa, inclusive ao tempo de retorno financeiro.
Tempo para retorno financeiro: De um a dois anos.
Tipos de negócios: Vendas de produtos nas mais diversas áreas, cursos de idiomas, corretagem de imóveis, lancherias, locação de produtos e equipamentos.
Tarefas terceirizadas
Juntos, Elisiane Fadini (foto acima) e Ivan Verdi somavam 30 anos como agentes de viagens. Mas, no ano passado, o casal decidiu abrir um negócio próprio.
Após uma pesquisa de mercado, optaram por instalar uma franquia Maria Brasileira em Guaíba, que fornece profissionais capacitados para a realização de serviços de limpeza e conservação, além de cuidados domésticos e comerciais.
- Nós próprios necessitávamos de pessoal para realizar esse tipo de tarefa e não encontrávamos, então percebemos que ali estava a nossa oportunidade - conta Elisiane.
Quando completar seis meses de atividade, em março, os sócios estimam que já começarão a obter lucro - antes do previsto no plano de negócio. Tudo isso a custa de muito trabalho. A dupla chegou a finalizar uma faxina para que a funcionária não extrapolasse sua carga horária.
De R$ 60mil a R$ 100 mil
Características: Franquias nessa faixa de investimento inicial necessitam da locação de ponto. Geralmente são montados em forma de quiosques em shoppings ou em lojas e escritórios em endereços comerciais.
Vantagens: As franqueadoras costumam ser marcas mais conhecidas no mercado (nacional e internacional) e com estruturas consolidadas. Além disso, têm número maior de franqueados, facilitando a troca de informações sobre erros e acertos entre os proprietários.
Desvantagens: Locações em shoppings podem ser mais caras, e o lucro demora mais tempo para chegar.
Perfil do empreendedor: Profissionais arrojados, dispostos a apostar mais para obter um lucro maior.
Tempo de retorno financeiro: De um ano e meio a dois anos.
Tipos de negócios: Lojas de produtos nas mais diversas áreas, restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, pizzarias, cuidados com a saúde e a estética, lazer, hotelaria e turismo.
A aventura do publicitário
Ex-executivo de uma grande empresa, Leandro Montans estava disposto a correr riscos quando montou um quiosque da Nutty Bavarian no Praia de Belas Shopping.
Incentivado pelo sócio Matheus Mendes, que já tinha unidades da marca em Florianópolis (SC), o publicitário tinha a informação de que outras operações da loja que vende castanhas, nozes e amêndoas carameladas não conseguiram se consolidar no mercado gaúcho em outras épocas.
- Essas experiências anteriores ocorreram há mais de 10 anos, mas de lá para cá a Nutty evoluiu: melhorou os quiosques, as apresentações e os produtos. E isso fica claro quando percebo a aceitação dos clientes. Tanto que no ano passado já abrimos outro ponto no BarraShopping Sul - conta Montans.
Com perspectiva de lucro após 15 meses da abertura da loja, o franqueado calcula que o negócio deve começar a render em breve. A experiência foi tão positiva que os sócios pretendem abrir mais duas ou três lojas em Porto Alegre.