Você é calvo e está perdido? Talvez a solução para seu problema seja a Smartwig, a "peruca inteligente".
A peruca desenvolvida pela Sony conecta-se, sem fios, a um computador que dá instruções a seu usuário para guiá-lo a um destino determinado, identificando sua localização graças a um GPS integrado. O usuário é orientado através de vibrações em determinados pontos da cabeça.
"O crânio é uma parte do corpo extremamente sensível. Ali sentimos e localizamos muito bem as vibrações", explicam em um artigo os inventores Hiroaki Tobita e Takuya Kuzi.
A peruca também inclui captadores de sinais elétricos emitidos pelo cérebro, que podem ser convertidos potencialmente em ordens.
Além de sua função principal de esconder a calvície, esta peruca tem outras vantagens insuspeitas: sensores medem a temperatura corporal e a tensão arterial e podem, inclusive, gravar sons que seu portador emitir.
"Existe uma grande quantidade de objetos para portar que incorporam componentes informáticos: óculos, roupa, sapatos, etc, mas a maioria não teve êxito comercial", explicaram no ano passado os inventores da Smartwig.
A peruca pode ser confeccionada com cabelo natural.
Um porta-voz da Sony indicou que já foram apresentados pedidos de patente na União Europeia e nos Estados Unidos, mas o grupo não prever no momento comercializar o produto nesses países.